Turismo
04/12/2024 10:13

O projeto que busca reativar o transporte ferroviário entre Porto Alegre e Gramado deu mais um passo importante. Por solicitação do governo federal, as empresas responsáveis apresentaram um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), que agora inclui uma análise detalhada sobre os impactos ambientais e operacionais do traçado de 84 quilômetros. Ainda nesta semana, o estudo será enviado ao governo do Rio Grande do Sul, acompanhado de toda a documentação do projeto.

Desde sua apresentação, em abril, a iniciativa enfrentou contratempos, como a paralisação temporária após a enchente de maio. As atividades foram retomadas em setembro e agora aguardam a aprovação do governo estadual, que, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, deve ser confirmada em breve.

Além disso, o governo estadual prepara um projeto de lei para enviar à Assembleia Legislativa, buscando criar um arcabouço legal que incentive iniciativas privadas no setor ferroviário. Paralelamente, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) publicará um termo de referência para a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), fundamentais para detalhar os custos e possíveis impactos do empreendimento.

Idealizado há dois anos, o projeto é liderado pela RG2E Engenharia Consultiva, com experiência em metrôs e ferrovias; pela STE Engenharia, especializada em infraestrutura; e pela BF Capital, responsável pela captação de investidores. O objetivo é oferecer uma viagem confortável e rápida, a 130 km/h, conectando Porto Alegre à Serra Gaúcha em pouco mais de uma hora e atraindo, no mínimo, 10% dos turistas que visitam Gramado e Canela.

Três possíveis rotas foram avaliadas, com a mais curta sendo escolhida. A linha partirá da região do Aeroporto Salgado Filho, passando por áreas rurais de Canoas, Esteio, São Leopoldo, Parobé, Araricá, Nova Hartz e Santa Maria do Herval antes de chegar a Gramado. Inicialmente, não estão previstas paradas intermediárias, mas estudos futuros poderão sugerir a inclusão de estações em áreas estratégicas para maximizar os benefícios do investimento.

Detalhes operacionais e desafios técnicos

O plano prevê viagens frequentes: a cada hora entre 7h e 9h, com intervalos de 30 minutos das 10h às 22h. Cada trem poderá transportar até 250 passageiros, e existe a possibilidade de usar a linha para transporte de carga durante a madrugada.

Um dos maiores desafios do projeto será superar o desnível de 800 metros na Serra, o que exigirá uma inclinação controlada em um trecho de 12 quilômetros. Somente as desapropriações necessárias ao traçado consumirão 10% do orçamento total do empreendimento.

O projeto se apoia na Lei Federal nº 14.273, de 2021, que incentiva empresas a desenvolverem, com autorização governamental, projetos ferroviários privados, com concessões de até 99 anos. A ideia de um trem conectando Porto Alegre a Gramado não é nova: a linha férrea operou no século passado, até ser desativada em 1963.

Caso as etapas sejam concluídas conforme o cronograma, o novo sistema ferroviário promete transformar o acesso à Serra Gaúcha, oferecendo uma alternativa moderna e sustentável aos congestionamentos das rodovias da região metropolitana.