Turismo
11/09/2024 16:48

Na última terça-feira (10), a primeira etapa do projeto de conexão entre o aeroporto de Vila Oliva, em Caxias do Sul, e a Região das Hortênsias, que inclui Gramado, enfrentou um obstáculo. A comissão de licitação do governo estadual rejeitou a única proposta apresentada para o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), necessário para a construção da estrada. A empresa tem três dias úteis para recorrer, e, caso o recurso não seja aceito, um novo processo licitatório será aberto.

O EVTEA é essencial, pois realiza levantamentos sobre tráfego, geologia e impacto ambiental, além de analisar as condições socioeconômicas da área e sugerir o melhor traçado para a estrada, fornecendo ainda uma estimativa inicial dos custos.

Anunciado pelo secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, em setembro de 2023, o governo pretendia contratar o EVTEA até outubro do mesmo ano, mas a licitação só ocorreu quase um ano depois. Agora, estima-se que o estudo, com um custo de R$ 468 mil, seja concluído em oito meses.

Com o término do EVTEA, será desenvolvido o projeto básico, incluindo estudos ambientais e a obtenção das licenças necessárias, antecedendo a licitação para a construção da estrada. O objetivo do governo é que a estrada esteja pronta junto com o aeroporto, cuja obra deve ser finalizada em três anos.

Duas rotas estão em discussão para ligar o aeroporto à futura ponte sobre o Rio Caí. A primeira, de 35,6 quilômetros, passa por Tunas Altas, enquanto a segunda, de 37,5 quilômetros, segue por Tunas Baixas/Bem-te-vi. Defensores da rota por Tunas Baixas afirmam que grande parte da terraplenagem já foi realizada, aproveitando uma estrada existente que vai até Gramado. Por outro lado, quem apoia o trajeto por Tunas Altas argumenta que a rota é mais curta e que a área oferece grande potencial agrícola e turístico.

Em abril, a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul manifestou apoio ao trajeto por Tunas Altas. Entretanto, as fortes chuvas de maio interromperam as discussões. Atualmente, há debates informais sobre uma possível terceira opção de trajeto.

Pavimentação da RS-476 também aguarda licitação

A licitação rejeitada incluía, ainda, o EVTEA para a pavimentação de 65 quilômetros da RS-476, que liga Canela a Jaquirana, passando por Lajeado Grande, em São Francisco de Paula. A rodovia é crucial para o escoamento de produtos agropecuários e para o desenvolvimento do turismo regional. Se o recurso da empresa não for aceito, um novo processo licitatório será necessário para continuar com o projeto.