Politica
02/07/2024 10:57

A audiência pública sobre o retorno do Grande Desfile de Natal para a Avenida das Hortênsias, realizada na última quinta-feira, dia 27 de junho, na Câmara Municipal de Gramado, parece que deu o tom de como deverá ser a campanha eleitoral deste ano, num possível enfrentamento direto entre o MDB e os Progressistas. E a sessão ordinária desta segunda-feira, dia 01 de julho, só confirmou que o embate será bastante agressivo.

Tudo iniciou no fim da audiência pública, quando o prefeito Nestor Tissot (Progressistas) responsabilizou a ex-diretora de eventos da Gramadotur, Iara Sartori, mãe do vereador Renan Sartori (MDB), de a autarquia ter uma dívida com o Ecad. Não vou explicar aqui essa história sobre o Ecad, porque é longa e muito complexa, refere-se às edições 29, 30, 31 e 32 do Natal Luz, entre os anos de 2014 e 2017. Mas você pode lei AQUI .

O fato é que Iara não teve nada a ver com tal dívida, apenas ocupava o cargo de diretora de eventos durante o acordo de parcelamento da dívida, quando Édson Néspolo era presidente da Gramadotur. Contudo, a atual administração alega que o parcelamento não foi cumprido e o Ecad entrou com uma ação de execução da dívida.

Essa acusação do prefeito Nestor, pré-candidato a reeleição, contra a mãe do vereador Renan, que é pré-candidato a prefeito pelo MDB, gerou revolta em Sartori, que rebateu o chefe do Executivo de forma contundente, gerando bate-boca entre os dois, no fim da audiência pública.

Na sessão desta segunda-feira, Renan ocupou a tribuna para atacar o prefeito e o Partido Progressista. Palavras como "administram como se vivêssemos no comunismo, onde o livre pensar é proibido, fazem perseguição, gente baixa, suja e sem escrúpulos, agem na base da opressão, reprimindo e ameaçando. São rancorosos na forma de trabalhar, com uma política predatória, alicerçada no medo", foram disparadas pelo vereador.

Os vereadores do PP saíram em defesa do prefeito. Rafael Ronsoni, partiu para o contra-ataque, reafirmando a responsabilidade de Iara Sartori no não cumprimento do pagamento das parcelas do acordo com o Ecad. Ronsoni também apontou que Renan agiu de má fé quando anunciou valores errados dos ingressos do Natal Luz. "O vereador alegou que não sabe qual é o site oficial da Gramadotur, que viu os valores errados num site de vendas e se confundiu. Como que um vereador, cuja mãe foi diretora dos eventos da autarquia, não sabe qual é o site oficial da Gramadotur? Por favor! Não deveria nem estar aqui então", disparou Ronsoni.

Pelo tom das últimas sessões, os embates já começaram e só tendem a se acirrar ainda mais. Esperamos que todos sobrevivam até o dia do pleito e que o discurso e os debates fiquem no campo das ideias e propostas, e não dos ataques pessoais. Gramado merece mais!