Proposta busca formalizar uma parceria com os empreendedores, visando a ligação de unidades habitacionais com as redes e Estações de Tratamento!

Geral
28/11/2024 15:31


A Administração Municipal de Gramado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, promoveu nesta semana uma nova reunião com representantes da Aegea/Corsan, desta vez para tratar sobre ações e estratégias visando a ampliação da rede de esgotamento sanitário do município.


Estiveram presentes no encontro a secretária Adjunta, Karen Núbia Oliveira e técnicos da pasta, além do gestor regional da companhia, Rafael da Rosa, que estava acompanhado por Lurian Tainá Hackenhaar (Especialista em Operações), Rodrigo Lacerda (Diretor Executivo), Luís Sá de Araújo (Gerente de Engenharia), Ana Molina (Gerente Comercial), Márcio Tochetto (Gerente de Operações) e Éden José Ferreira (Gerente Jurídico).


Na pauta do encontro estava o cumprimento das obrigações adicionais que constam no contrato de concessão firmado em 2023, entre Prefeitura e a Aegea/Corsan, visando atendimento das metas do Novo Marco Legal do Saneamento, que prevê que até o ano de 2033 90% da população tenha acesso à coleta e tratamento de esgoto.


Na ocasião, os técnicos discutiram a proposta apresentada pelo Setor de Projetos da Aegea/Corsan, referente aos critérios e requisitos técnicos e legais que deverão estar contemplados no cronograma para proposição de novas parcerias entre os setores público e privado, que compreende os seguintes eixos: projetos; execução das obras; e investimentos para ampliação das redes e das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s).


TRANSPARÊNCIA E CELERIDADE


Nesta primeira etapa as ações devem contemplar os setores das bacias correspondentes aos bairros Várzea Grande e Mato Queimado, além de toda região oeste do município, mediante o cruzamento de dados da Secretaria de Meio Ambiente com os empreendimentos localizados nestas áreas.


“O resultado será uma proposta de parceria com os empreendedores, proporcionando maior transparência e celeridade na busca por um sistema de esgotamento sanitário eficiente e adequado à demanda e ao crescimento da cidade”, projeta a secretária de Meio Ambiente de Gramado, Cristiane Bandeira.

Na próxima semana ocorrerá uma nova reunião entre o Executivo gramadense e a Aegea/Corsan, com o propósito de discutir a minuta deste novo instrumento de trabalho.