Gramado é palco da Onda da Experiência, maior curso de empreendedorismo de experiência do Brasil
GeralNo último sábado, um dos principais destinos turísticos do País, Gramado (RS), foi o cenário escolhido para a 2ª edição da imersão “Onda da Experiência”. Durante 12 horas, empresários, empreendedores, profissionais liberais, equipes de vendas, consultores e gestores de diversos segmentos participaram do maior curso de empreendedorismo de experiência do Brasil.
Apoiado no mote de que “Experiências mudam pessoas. Pessoas mudam o mundo!”, o idealizador Will Weber subiu ao palco para dividir com um público atento o que ele considera não ter preço. “A humanidade pulsa quando compartilhamos nossos segredos com as pessoas certas!”, destacou, e completou: “Quando compartilhamos nossos segredos, deixamos o mercado mais forte, os pares mais fortes”.
No entanto, ele também salientou que, muito além de dividir informações valiosas sobre o sucesso alcançado em projetos já existentes, é preciso saber aplicá-las nos negócios. “Conhecer os detalhes sobre um caminho já trilhado é de imenso valor, facilita o processo! Mas é necessário utilizar as estratégias corretas para alcançar eficiência, êxito”.
Durante o evento, Will Weber trouxe vários exemplos do mercado de experiências. Entre os citados estava o das pizzarias temáticas, que cresceram exponencialmente nos últimos anos. Para ele, o poder de viver uma imersão é imensurável e faz com que as pessoas invistam mais para viver a história. “Quando você vai na Kongo, você se sente um aventureiro na selva. No Cara de Mau, se sente como se estivesse em um navio pirata. E, na Héctor, um aprendiz de feiticeiro”.
Ele destacou, ainda, que, anteriormente, um rodízio de pizzas custava R$ 69 em Gramado. Hoje, custa entre R$ 200, R$ 300, e essa chave virou com a chegada das temáticas. “Quando você entrega diferencial, tem um ticket médio 30% maior, tem fila de espera porque se torna o desejo das pessoas e, por consequência, se transforma em referência no seu segmento”.
Will Weber também apresentou alguns cases de sucesso dos quais fez parte e que marcaram a sua carreira, como a mentoria do hotel Colline de Franceem 2021, ano em que o empreendimento foi eleito pela primeira vez o melhor hotel de luxo do mundo; a transformação da loja Cristais de Gramado em uma atração temática que recebe mais de 200 mil pessoas por ano; e a concepção da história de importantes rótulos da vinícola Don Cândido, como a espumante exclusiva Dona Lourdes, produzida com rosas e inspirada em uma das paixões de uma das fundadoras.
Em um momento emocionante, chamou ao palco a empresária Priscila Poli para contar sobre o trabalho de mentoria que vem realizando com ela há alguns anos. A proprietária da Casamar, empresa especialista na criação de espaços extraordinários para casas de férias, contou que depois do processo do seu desenvolvimento, seus projetos que custavam R$ 100 mil, hoje, podem chegar a R$ 700 mil. “Consegui entender como o trabalho que realizamos pode mudar as pessoas. Sou orgulhosa de saber que a minha marca faz a diferença no mundo”, disse.
Na parte da tarde, foi a vez da diretora de Vendas e Marketing da Gramado Parks, Lísia Diehl, apresentar a palestra “ROX – Experiências que geram resultados”. Além de abordar tópicos como análise quantitativa e qualitativa de resultados atrelada ao marketing de performance, business analytics, estratégias de lifetime value, ciclo de vida e retenção do cliente, falou sobre o poder da experiência nas métricas de sucesso.
Entre os cases apresentador pela executiva, ela falou sobre a parceria entre o Snowland e uma influencer teenager de grande alcance para a divulgação de um novo milk-shake do parque. “A postagem se tornou uma das mais vistas do Instagram da criadora de conteúdo digital e, naquele dia, também foi quando mais vendemos ingressos do parque no ano”, recorda, e completa: “Hoje, na hora de comprar um produto ou serviço, as pessoas buscam a emoção e as sensações que criam memórias. E, aplicando as estratégias corretas, com as ferramentas certas, é possível ampliar a receita das empresas a partir de uma imersão”.
O último convidado do evento foi o empresário gaúcho, Alexandre Godoy. De forma muito descontraída, ele contou sobre a criação de um dos seus projetos de sucesso: o primeiro bar temático de erotismo do Brasil: o Valen Bar, que já recebeu mais de 500 mil pessoas, em 11 anos. “Nosso negócio foi construído numa época em que não se falava tanto em experiência”, lembra.
Durante sua apresentação, ele trouxe diversos exemplos de ações realizadas no local, que passam por quatro pilares: coquetelaria, atrações, imersões e arquitetura, e mexem com todos os sentidos de quem visita o local.
Para quem está começando um negócio de experiência, Godoy falou sobre a importância de levar um pouco “da palavra” para as pessoas. “É como um processo de evangelização, pois as pessoas estão muito acostumadas a receber conselhos de gestão de negócios, da administração, treinamentos elementares, etc. Mas não é sobre isso”.
Para ele, quando um empresário acessa essa camada mais profunda da experiência, consegue ter margens melhores e se remunerar melhor em cima do seu esforço. “A própria palavra experiência é muito importante para a gente conseguir de fato fazer com que os negócios prosperem, sejam melhor fundamentados e tragam resultados não só econômicos, mas mais felicidade para todos os envolvidos”, afirmou, e complementou: “Tem a ver com emoção, estar feliz fazendo o que se faz! E em estar feliz em receber algo legal também, que é vestir os sapatos dos nossos clientes”.
No final do evento, Will Weber destacou que o mundo precisa de empresas com propósito e experiências memoráveis. E isso vale para todos os segmentos e etapas do processo, da experiência do fornecedor à experiência do cliente final. “Experiência é tudo que toca os meus sentidos e, a partir daí, eu aprendo alguma coisa”, disse, e finalizou: “As pessoas jamais vão esquecer o sentimento que você criou nelas. São memórias e, por isso, precisam ser incríveis”.