Geral
16/09/2024 15:48

Na última quinta-feira (12), A Secretaria da Cidadania e Assistência Social realizou um encontro para comemorar o primeiro ano de implantação do Serviço Família Acolhedora – SFA de Gramado. As famílias acolhedoras habilitadas e as que estão em processo de habilitação para o acolhimento temporário de crianças e adolescentes com medida de proteção judicial, foram recebidas no Hotel San Lucas para um café da manhã seguido de um momento de trocas de experiências. 


A ação foi conduzida pela equipe técnica de referência do SFA de Gramado, composta pela assistente social Ana Claudia Piassa e a psicóloga Camila Webster, além da diretora do Núcleo de Acolhimento Institucional e Familiar da Fundação de Assistência Social de Caxias do Sul, Ingrid Bays. 


Também prestigiaram o momento, o secretário de Cidadania e Assistência Social, Ilton Gomes, e a secretária-adjunta, Juliana Fisch, que ressaltaram a relevância do serviço para a infância e juventude do município, agradecendo aos envolvidos pelo empenho e dedicação. 


As famílias e seus respectivos acolhidos puderam expressar seus sentimentos diante das vivências que o acolhimento oferece, relembrar o início deste processo e contagiar as novas famílias com o amor, a disponibilidade e a responsabilidade afetiva necessárias para o ato de acolher. “Foi um momento emocionante para todos os participantes. Isso é muito importante para o fortalecimento das famílias, da equipe e do serviço, que merece visibilidade e conta com o apoio da comunidade gramadense para a sua ascensão”, contam Ana Claudia e Camila.


Atualmente, existem seis famílias habilitadas e que passaram pela experiência de acolher em suas residências crianças e adolescentes, de zero a vinte e um anos, que precisaram ser afastados de seus lares e familiares devido à situações de violação de direitos. Ainda, há três famílias que iniciarão a capacitação de habilitação para acolhimento em setembro.


Serão, pelo menos, sete encontros que contarão com a participação de profissionais da rede de serviços, proteção e defesa da criança e do adolescente do município para abordar temas como fases de desenvolvimento da criança e do adolescente, comportamentos esperados em crianças e adolescentes vítimas de violência, manejo e cuidados com demandas de saúde mental, atribuições das famílias acolhedoras, entre outros.


Para as pessoas que têm interesse em conhecer melhor o Serviço de Família Acolhedora, a equipe está à disposição para informações e atendimento na Rua Augusto Bordin, 296 – Bairro Piratini e através do telefone e WhatsApp: (54) 99979-3845.