Economia
30/08/2024 14:55

Durante o Connections Terroirs do Brasil, em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira, dia 29, no parque Olivas de Gramado, o Sebrae anunciou o início de um projeto que une o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná: Terroirs do Sul. 

A iniciativa quer potencializar o desenvolvimento de regiões e produtores dos três estados do Sul do Brasil a partir de seus produtos de origem. “É uma iniciativa importante, que requer também uma mudança de comportamento. Acho que está na hora de parar de falar que tem o melhor e passar a dizer que tem o único, que tem o diferenciado, que tem o distinto”, afirmou Alan Claumann, Gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae SC. 

Helinton Lugarini, produtor de erva-mate em São Mateus do Sul, no Paraná, consultor e integrante da Associação Brasileira de Indicações Geográficas (ABRIG), falou sobre o case do produto no estado. “Fui apresentado para esse tema de Indicação Geográfica em 2012, quando o Sebrae fez um trabalho lá na região e eu conheci esse tema, me apaixonei e por conta disso me tornei a quarta geração de produtores”, contou. Ele ressaltou ainda a importância das IGs não apenas para a sucessão familiar de negócios, mas para o turismo e o aumento de valor agregado dos produtos que, segundo o Sebrae, pode resultar em uma valorização comercial em torno de 50%. Por fim, Lugarini destacou a participação importante da imprensa e dos produtores na divulgação do tema para o conhecimento do consumidor.

Na Alameda Terroirs, feira de produtos que acontece durante o evento na Rua Coberta, sete marcas da IG erva-mate São Matheus estão em exposição para degustação e venda ao público. 

“A gente começa a ver que a gente tem similaridades também do nosso jeito de ser entre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Então não tem porquê a gente não trabalhar em conjunto. Não tem porquê a gente ter uma proposta única. O que a gente quer aqui é começar a falar do sul, dos terroirs do sul. E é isso que a gente tá lançando aqui hoje, estaremos unidos falando de produtos de Indicação Geográfica do sul”, ressaltou André Bordignon, gestor estadual de Indicação Geográfica do Sebrae RS, reforçou as similaridades dos três estados para a criação do projeto. 

Participou ainda do encontro a especialista em Turismo do Sebrae, Amanda Paim, a Gestora estadual das Indicações Geográficas do Sebrae PR, Mabel Guimarães, e o chef Marcos Livi. A partir desta iniciativa, o Sebrae dos três estados do Sul do Brasil passam a trabalhar com este olhar unificado e estratégico para o tema das Indicações Geográficas.

Na ocasião, os jornalistas presentes participaram de uma degustação sensorial de azeites conduzida pelo azeitólogo, mestre lagareiro e sócio-proprietário do Olivas de Gramado, André Bertolucci. O encontro encerrou com um happy hour com produtos certificados no tradicional sunset do parque.