Economia
30/06/2024 11:22

Até abril, o Rio Grande do Sul tinha, em média, 2,8 mil voos mensais, sendo 2,4 mil no aeroporto de Porto Alegre. Com o fechamento da operação por conta da enchente, o Estado fechará o mês de junho com apenas 400 voos. O governo estadual prevê que a economia gaúcha perde R$ 400 milhões por mês de aeroporto fechado na capital.

O principal aeroporto gaúcho está fora de operação desde a noite de 3 de maio e ainda não tem previsão de reabertura. A concessionária Fraport fala em retomar a operação em dezembro, a depender da dimensão dos estragos provocados pela enchente na pista. Já o governo federal é mais otimista e prevê retomada parcial em outubro.

O resultado do diagnóstico deve ser divulgado pela Fraport dia 18 de julho, quando o CEO global da empresa, Stefan Schult, estará no Brasil. O entendimento do governo é que, independente do resultado da análise técnica das condições da pista, há tempo suficiente para fazer os devidos ajustes e iniciar uma operação parcial no Salgado Filho na primeira quinzena de outubro. A Fraport não disse nem que sim, nem que não.