Cultura
25/06/2024 17:46

Durante o primeiro semestre deste ano, o Coletivo Plein Air Gramado, composto por quatro pintores gramadenses, desbravou as áreas rurais da cidade e, imersos na arquitetura rústica e nas tradições preservadas, usaram cada pincelada para contar as histórias das gerações que moldaram a cidade.

As saídas de campo para pintar o interior renderam registros em foto, em vídeo e muitas histórias para serem compartilhadas. A cada saída foram produzidas quatro obras, quatro visões artísticas diferentes sob a mesma localidade. Proporcionando assim, a criação de um acervo de mais de oitenta obras de arte.

No próximo dia 03 de julho, o Gramado Natural realizará a vernissage da exposição de obras, possibilitando à comunidade e visitantes de conhecerem as pinturas criadas pelas mãos de Debora Dhein, Alessandro Müller, Rogerio Baungarten e Jonatan Dhein, os integrantes do coletivo.

“Este momento, de expor nosso trabalho, que já era especial e muito aguardado por nós, também passa a ter um outro sentido. Será também uma homenagem para aqueles gramadenses que foram atingidos pelos eventos climáticos, perdendo bens pessoais e familiares queridos. Passamos por muitas das regiões rurais afetadas e tivemos a oportunidade de pintarmos alguns lugares que hoje já não existem mais, mas que iremos reconstruir através da memória viva que habita nas obras”, ressalta Alessandro, artista plástico e curador do projeto.

Além das pinturas, será possível conferir os registros fotográficos e audiovisuais produzidos durante as saídas de campo, expostos aos visitantes e que contam com acessibilidade através de audiodescrição e Libras.

A exposição abre oficialmente no dia 04 de julho e seguirá até dia 30 do mesmo mês, no Centro de Cultura Arno Michaelsen. Os visitantes poderão vivenciar o processo criativo dos artistas de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30 e 13h30 às 17h30.