Cultura
18/10/2021 16:42

No último sábado (16), aconteceu a 7ª Conferência Municipal de Cultura de Gramado, que teve como tema central, debates sobre economia criativa e ecossistemas criativos. Na ocasião, além da realização de painéis com alguns dos maiores profissionais de economia criativa do Estado, foram eleitos os novos membros do Conselho Municipal de Política Cultural e os delegados de cultura da cidade.

Contando com a presença do vice-prefeito, Luia Barbacovi, da secretária-adjunta de Cultura do Estado, Gabriella Meindrad, do coordenador do Sistema Estadual de Cultura do Estado, Rubinho Oliveira, e do Secretário da Cultura, Ricardo Bertolucci Reginato, a Conferência Municipal de Cultura reuniu palestrantes de alto gabarito: Tarson Nuñez, Pesquisador do Departamento de Economia e Estatística da Secretaria do Planejamento do estado do Rio Grande do Sul; Mary Sandra Ashton, Doutora em Comunicação Social (PUC-RS), docente no Programa de Mestrado em Indústria Criativa da Feevale; Gabriella Meindrad, secretária-adjunta da Cultura do Estado; Cristiano Max, doutor em Comunicação Social e coordenador do Mestrado de Indústrias Criativas da Feevale; Antônia Wallig, gestora Cultural, Educadora e coordenadora do Vila Flores; Carolina Maia, coordenadora do Projeto RS Criativo, mantido pela Sedac RS.

Como tema central de todas as falas esteve a economia criativa e um olhar profundo sobre as manifestações colaborativas e participativas da cultura local, premissa que deve nortear o trabalho da Secretaria da Cultura de Gramado. “Com esses painéis procuramos introduzir em Gramado um novo debate, uma nova concepção da cultura como alicerce básico para muito daquilo que vem se discutindo como inovação econômica em todo o mundo. A Secretaria da Cultura está se colocando como parte integrante desse movimento que tem como objetivo ocupar espaços, formar, inovar e demonstrar o potencial dos agentes culturais locais”, avalia o secretário da Cultura, Ricardo Bertolucci Reginato.

A Conferência Municipal de Cultura é o momento máximo de participação democrática e popular na gestão cultural local, portanto, durante a ocasião foram apresentadas as principais diretrizes sugeridas por segmento artístico e cultural da cidade, sendo, todas elas, registradas em atas para posterior encaminhamento à Secretaria Estadual de Cultura.

Além disso, Adriano Gonçalves, foi eleito delegado de Cultura de Gramado, tendo como sua suplente, Gilselaine Farias. Ambos serão os representantes do município durante a Conferência Estadual de Cultura, a ser realizada em 2022. Durante a Conferência, também aconteceu a escolha dos novos membros do Conselho Municipal de Política Cultural – CMPC, contemplando, de maneira inédita, também o segmento de audiovisual.

Foram eleitos: Lucas Fialho (artes cênicas), sendo Potira Moura sua suplente; Gilselaine Farias (artesanato) e Doglas Wammes como suplente; Adriano Gonçalves (artes visuais) e Lourdes Abreu como suplente; Sérgio Oliver (audiovisual), e Renan Sandi como suplente; Viviane Krammer (dança); Juliana Sehn (música) e Jane Pozzo como suplente; Janaína Poletti (literatura) e Naiana Amorim suplente; Elaine Noel (manifestações populares); Maria Helena Willrich (patrimônio histórico) e Lurdes Corrêa como suplente; Daniel Bertolucci (produção cultural).

O secretário da Cultura, Ricardo Bertolucci Reginato aproveitou a ocasião para agradecer pelo empenho dos conselheiros: “O papel do CMPC é fundamental para o desenvolvimento saudável e democrático da gestão pública cultural em Gramado, e é preciso reconhecer a dedicação e o esforço de todos aqueles que vêm, ao longo dos últimos anos, abrindo mão de diversas atividades particulares para se dedicarem a um conselho que não os remunera, que exige atenção e tempo, a favor do bem coletivo da cultural de Gramado”.

Deixaram o CMPC, Pedro Campos, Miguel Becker, Guilherme, Margot Rost, Guilherme Dartagnan, Maco Ferreira e Jurema da Silva.