Turismo
06/02/2024 15:23

A festa da colheita da uva em Gramado vai começar nesta quinta-feira, dia 08 de fevereiro. A cerimônia de abertura será a partir das 18h30 de quinta, com a apresentação do Coro Vozes de Gramado e Robson Leonardo. Durante 25 dias, sete vinícolas participantes do evento, todas gramadenses, proporcionarão aos visitantes da cidade gaúcha experiências especiais relacionadas à tradição da colonização italiana na cidade, além do protagonismo da uva e seus derivados. 


São esperados pela Gramadotur, autarquia municipal que organiza o evento, cerca de 200 mil visitantes para o período. O evento abre diariamente ao público das 11h30 às 22h. “Estamos preparando, em parceria com as vinícolas participantes, uma programação especial e muito atrativa para os visitantes. Serão semanas de muita festa, alegria e comemoração da colheita dos nossos produtores, celebrando a uva, vinhos, sucos, geléias e derivados. Convidamos os turistas a virem até Gramado, participarem do evento e, ao mesmo tempo, conhecerem as nossas vinícolas que crescem a cada ano em produção e qualidade”, destaca a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk.


Apesar de as condições climáticas não terem sido favoráveis para uma colheita recorde, a previsão é de que a safra em Gramado tenha entre uma e uma tonelada e meia. Gramado possui atualmente cerca de 90 hectares de área com cultivo de uvas, com uma colheita da safra com média de 1,5 toneladas nos últimos anos.


Entre as variedades de uvas cultivadas se destaca a uva bordô para vinhos coloniais e sucos e outras como niágara, ghoethe, cabernet, merlot e chardonnay. Os dados são da Emater. As vinícolas gramadense produzem anualmente cerca de 100 mil garrafas de vinho e 100 mil litros de suco artesanal de uva.


Vila do Vinho e atrações da Vindima nas vinícolas


A festa da Vindima no Centro de Gramado ocorre na Praça das Etnias, transformada em Vila do Vinho. Durante todo o período o local recebe atrações como a pisa gratuita do vinho, degustações, exposição e comercialização de produtos das vinícolas participantes, harmonizações, oferta de conteúdo e atrações musicais e culturais. A entrada na Vila do Vinho é gratuita. A exposição e venda de produtos terá vinhos, sucos, geléias, espumantes, licores, entre outros derivados da fruta.


Completam a programação as experiências oferecidas por cada uma das vinícolas espalhadas pelo interior da cidade. As vinícolas Casa Seganfredo, Arte Líquida, Benvic, Masotti, Vinícola Stopassola, Famíglia Lazaretti e Cantina Zio Pietro receberão em suas localidades os turistas para experiências e vivências personalizadas com muita música, alegria, gastronomia e, claro, a colheita da uva e degustação dos vinhos e sucos de uva de Gramado que fazem sucesso.


A Vindima em Gramado inicia no dia 08 de fevereiro e seguirá até o dia 03 de marçoParticipam do evento as vinícolas: Casa Seganfredo, Arte Líquida, Benvic, Masotti, Vinícola Stopassola, Famíglia Lazaretti e Cantina Zio Pietro.


Mais informações no instagram: @vindimaemgramadooficial 


Programação da Vindima em Gramado


08 de fevereiro, quinta-feira

18h30- Abertura Oficial
19h - Coro Vozes de Gramado/Robson Leonardo


09 de fevereiro, sexta-feira

19h30- Candy Bellotto


10 de fevereiro, sábado

17h - Workshop- B.O.N.S. Vinhos biodinâmicos, orgânicos, naturais e sustentáveis. O que são e quais suas características. (Vinícola Arte Líquida).
19h - Pisa gratuita da uva com Vinícola Benvic
19h30 - Matheus Tomazelli


11 de fevereiro, domingo

19h - Candy Bellotto

12 de fevereiro, segunda-feira
19h30 - Márcio Pinheiro

13 de fevereiro, terça-feira
19h -  Coro Vozes de Gramado/Robson Leonardo

16 de fevereiro, sexta-feira
19h30 - Robson Leonardo


17 de fevereiro, sábado

17h -  Workshop- História da Vinícola Stopassola e seus vinhos da uva goethe
19h - Pisa gratuita da Uva com Vinícola Casarão Zio Pietro
19h30 -  Márcio Pinheiro

18 de fevereiro, domingo
19h- Candy Bellotto


23 de fevereiro, sexta-feira

19h - Nolasco

24 de fevereiro, sábado
17h - workshop- Tradição. Uma viagem pelas variedades de uvas, tipicamente nossas e diferença entre os sucos orgânicos e convencionais (Vinícolas Masotti e Benvic)


25 de fevereiro, domingo

19h-  Coral Etnias


01 de março, sexta-feira

19h30 - Matheus Tomazelli


02 de março, sábado

17h - Workshop- A arte da espumatização, diferentes métodos de produção de espumantes e vinho montepulciano (Casa Seganfredo).
19h - Pisa gratuita da uva com vinícolas Cantina Zio Pietro

19h30 - Nolasco


03 de março, domingo

19h -  Márcio Pinheiro