Turismo
12/08/2024 09:46

A retomada das operações no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, está avançando, com uma nova fase de testes prevista para ocorrer em breve. Entre 18 de setembro e 15 de outubro, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizará voos de inspeção sobre a cidade, como parte do processo de validação para a reabertura do terminal.

Esses voos serão conduzidos por uma aeronave do Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv) da Aeronáutica, que avaliará o funcionamento dos equipamentos PAPI (Precision Approach Path Indicator). Esses dispositivos são essenciais para garantir a segurança durante pousos e decolagens, principalmente em condições de boa visibilidade.

Os testes estão sendo programados para ocorrer simultaneamente às obras de recuperação da pista do aeroporto, que já completam 30 dias de execução. A reabertura parcial do Salgado Filho está prevista para 21 de outubro, mesmo após a conclusão dos testes em 15 de outubro. Esse prazo extra permitirá a divulgação formal dos resultados das inspeções para as companhias aéreas.

A discussão sobre a reabertura está sendo coordenada entre a FAB, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a administradora do terminal, Fraport. Até 16 de dezembro, quando se espera que o aeroporto retome sua operação plena, a Fraport planeja colocar em funcionamento o ILS-CAT II, um sistema avançado que permite operações em condições meteorológicas adversas, como nevoeiro denso.

O progresso das obras é evidente, com a remoção do asfalto antigo já concluída no trecho que será utilizado a partir de outubro. A expectativa é que essas ações acelerem a volta das atividades no aeroporto, fechado desde 3 de maio.