Senado aprova projeto que torna Gramado a capital brasileira do chocolate

O plenário do Senado aprovou esta noite (11) projeto de Lei relatado pelo senador Lasier Martins (Podemos-RS) que dá a Gramado, na Serra Gaúcha, o título de Capital Nacional do Chocolate Artesanal. O PL 4.675/2019, proposto originalmente pelo deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), é um reconhecimento à tradição e magnitude alcançada pelo setor na cidade.
Destaque no turismo nacional, Gramado recebe mais de seis milhões de visitantes por ano, que respondem por 90% de suas receitas. E visitar a cidade de raízes alemãs e italianas é sinônimo de degustar chocolates de qualidade. A cidade reúne 19 fábricas que, sob tutela de chefs chocolatiers, produzem chocolates finos de diversas variedades, qualidades e preços.
A primeira loja do pioneiro Jaime Prawer surgiu em 1976, durante a 4ª Edição do Festival de Cinema Brasileiro de Gramado, o que ajudou a projetar nacionalmente a marca.
O sucesso da empresa estimulou novos empreendimentos chocolateiros na cidade, boa parte deles criados por ex-funcionários que contribuíram para arranjos produtivos locais.
O projeto apresentado pelo deputado Jerônimo Goergen foi inspirado na ideia do vereador Luia Barbacovi. O vereador acredita que o título reforça a vocação do município e pode impulsionar ainda mais a indústria do chocolate.
“É uma iniciativa que vai agregar ainda mais a este produto que tem se transformado em carro chefe da nossa economia, no sentido de geração de emprego, renda e também na divulgação de Gramado e Região”, explicou.
A proposta segue agora para sanção do presidente Jair Bolsonaro.