Turismo
21/03/2020 11:26

Para orientar os turistas para que não circulem em Gramado, a Guarda Municipal está fazendo barreiras em dois pontos: um próximo ao pórtico de saída para Nova Petrópolis, e outro no início da Avenida Borges de Medeiros, quase na esquina com a Rua João Alfredo Schneider.

Essas barreiras de orientação atendem ao decreto 73/2020 assinado nesta sexta-feira, dia 20, pelo prefeito Fedoca Bertolucci, que prevê, entre outras medidas, a vedação do acesso à cidade de veículos de turismo como ônibus, micro-ônibus, vans, táxis, veículos de aluguel ou de transporte individual por aplicativo, exceto aqueles que comprovarem necessidade de acesso.

Outras medidas

Esse decreto que dispõe sobre medidas para o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do surto de coronavírus (Covid-19) determina, ainda, a suspensão por prazo indeterminado de todas as atividades econômicas, sociais e turísticas consideradas não essenciais, como salões de beleza, barbearias, comércio em geral, bares e restaurantes, aulas particulares e profissionais liberais, bancos, parques, hotéis, pousadas, estabelecimentos de hospedagem transitória, assim como os na modalidade de aluguel de temporada.

As exceções ficam por conta de serviços que atendem à população em suas necessidades básicas, tais como supermercados, farmácias, postos de combustíveis, serviços de água e gás e serviços funerários. Os consultórios e/ou clínicas odontológicos somente podem atender em casos de urgência. Em relação aos restaurantes e afins, pode ser ofertado o serviço de tele-entrega.

O decreto 73/2020 proíbe novas reservas em estabelecimentos de hospedagem transitória, hotéis, pousadas, motéis, locações por temporada, entre outros. As já efetuadas até a edição do documento permanecem até o seu final.