Turismo
14/05/2020 11:21

O GramadoZoo registrou o nascimento de quatro filhotes de guará-rubra no período em que esteve fechado ao público em função da pandemia do coronavírus. 


Apesar de não receber visitantes pelas questões de saúde pública desde a segunda quinzena de março, o complexo turístico manteve seu funcionamento interno para oferecer condições adequadas aos animais da fauna silvestre brasileira que não podem viver em vida livre. O atendimento ao público começa a ser retomado nesta sexta-feira (15).


Quando nasceram, as aves passaram a receber cuidados especiais da equipe no hospital veterinário do zoo. Além de alimentação especial a cada duas horas, os recém-nascidos ficavam em ambiente com temperatura controlada.


“Fizemos o controle de peso e de alimentação. O monitoramento vai embasar um estudo. Os filhotes começaram recebendo uma papa especial de duas em duas horas e, quando deixaram o hospital, comiam duas vezes ao dia”, conta o veterinário Renan Alves Stadler, responsável técnico do GramadoZoo.


O veterinário explica que a evolução foi rápida. Quando começaram a ensaiar os primeiros voos, os filhotes foram colocados em recinto específico para estimular a habilidade. “O espaço é próprio para voos. Em breve, eles irão para outro recinto, com outros 21 animais de mesma espécie”, diz Stadler.

 

REABERTURA EM FASES


O Complexo GramadoZoo Parque Gaúcho começará na sexta-feira (15) uma reabertura em fases. Seguindo a orientação das autoridades governamentais e de saúde, algumas áreas serão reabertas para atendimento ao público. Outras continuarão fechadas, como o Centro de Educação Ambiental e o Parque Gaúcho. 


Atento às informações sanitárias da Região das Hortênsias, a administração e a equipe técnica continuam monitorando as condições e planejam mudanças operacionais. O GramadoZoo reabrirá com medidas de segurança apropriadas, incluindo procedimentos de limpeza aprimorados, uso de máscaras faciais por todos e de máscaras de cobertura pela equipe, atividades de contato limitado e treinamento adicional de segurança. 


Na primeira fase, não haverá atendimentos a qualquer tipo de grupo. Também não haverá Zoo Noturno, nem a demonstração de Falcoaria. Estão sendo aplicados aprendizados e ideias de líderes em saúde e também de referências internacionais no seguimento de zoos e parques. 


Durante a fase inicial de abertura, o Complexo GramadoZoo Parque Gaúcho terá limitação de capacidade e horário de atendimento ao público reduzido. Protocolos e procedimentos adicionais podem ser anunciados a qualquer momento. Informações atualizadas sobre horário de funcionamento, locais e procedimentos de segurança podem ser obtidas no site www.gramadozoo.com.br.