Gramado planeja construir a Cidade do Natal em área às margens da Perimetral, com projeto inspirado na Disney

Gramado planeja construir a Cidade do Natal em área às margens da Perimetral, com projeto inspirado na Disney
Turismo
Imagem ilustrativa criada por IA de como poderia ser a Cidade do Natal em Gramado - Créditos: Inteligência Artificial

O município de Gramado deu início aos preparativos para viabilizar um dos maiores projetos turísticos de sua história: a criação da Cidade do Natal, uma área temática voltada ao Natal Luz e a experiências natalinas permanentes, nos moldes de grandes complexos de entretenimento como a Disney. A revelação foi feita pelo empresário Eduardo (Dudu) Kny, um dos proprietários da área.

A proposta é fruto de uma negociação entre o Poder Público e os empresários Dudu Kny e sua esposa Paula, proprietários de um terreno localizado s margens da Perimetral, entre as rodovias RS-115 e RS-235, com acesso facilitado e localização estratégica, mais próxima do centro do que outros empreendimentos, como o Aspen Mountain.

A área, que pertence família de Paula, já conta com um lago natural e, segundo os proprietários, sempre teve vocação para um grande complexo de lazer.

Segundo o Kny,  o projeto está sendo estruturado como uma Parceria Público-Privada (PPP). A prefeitura não fará a compra da área. Em vez disso, os empresários irão antecipar a contrapartida legal que seria obrigatória em caso de loteamentos ou grandes empreendimentos – entre 20% e 40% da área total – e doarão um espaço ainda maior, adaptado para atender s necessidades do Natal Luz. A ideia é que a área doada abrigue a estrutura oficial do evento a partir de 2026.

“Nós temos uma visão muito clara de Gramado. A gente entende a cidade como um grande parque temático. E se o empresariado estiver alinhado com o poder público, todo mundo ganha. O município não tem hoje recursos para comprar uma área dessas, e nós também temos interesse em empreender lá no futuro”, explica Dudu Kny.

A área remanescente do terreno, que não será doada ao município, poderá ser explorada pelos empresários. Ainda não há definição concreta sobre o que será construído no entorno da Cidade do Natal, mas as possibilidades incluem um resort, um centro de compras inspirado no Disney Springs, ou outro tipo de centro de entretenimento.

Segundo Dudu, a parceria já está bem avançada. “A gente se comprometeu com algumas coisas, e o município também. A previsão é que a estrutura do Natal Luz comece a funcionar no novo espaço já em 2026”, afirmou.

O projeto deve marcar uma nova fase do turismo em Gramado, unindo a tradição natalina da cidade com a criação de um espaço permanente, planejado para proporcionar experiências imersivas e de alta qualidade durante o ano todo.