Turismo
19/11/2024 08:53

O governo do Rio Grande do Sul deu início a um novo processo licitatório para contratar um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) destinado a viabilizar a ligação rodoviária entre o futuro aeroporto de Vila Oliva, em Caxias do Sul, e a Região das Hortênsias. Essa etapa é fundamental para definir as diretrizes do projeto e superar o fracasso da primeira tentativa de contratação, realizada em setembro deste ano, que foi anulada devido à desclassificação da única empresa concorrente por falta de documentação.

As propostas para o novo certame serão apresentadas em 3 de janeiro, e o orçamento atualizado do estudo é de R$ 484,7 mil. A execução do EVTEA é um passo inicial, mas crucial, para determinar o traçado da estrada, apontar custos preliminares e coletar dados essenciais, como características de tráfego, geologia, impactos ambientais e aspectos socioeconômicos da área.


RS-466: um novo eixo rodoviário na Serra Gaúcha


Batizada como RS-466, a estrada é projetada para conectar o aeroporto de Vila Oliva à Rota do Sol, no Apanhador, e terá início no prolongamento da via que hoje dá acesso ao Parque do Caracol, em Canela. Anunciado oficialmente pelo secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, em setembro de 2023, durante evento da CIC de Caxias do Sul, o projeto busca consolidar um corredor estratégico para o turismo e a economia regional.


A expectativa inicial era contratar o EVTEA ainda em outubro de 2023, mas atrasos no processo licitatório frustraram o cronograma. Agora, com a nova licitação, os estudos devem levar cerca de oito meses para serem concluídos, adiando etapas subsequentes como o licenciamento ambiental, os projetos básicos e executivos, e, finalmente, a licitação para a obra.


O governo estadual planeja inaugurar a rodovia junto com o aeroporto de Vila Oliva, cuja operação está prevista para setembro de 2028.


Definição do traçado: duas rotas em análise


Uma das questões centrais do EVTEA é a escolha entre dois possíveis traçados para a pavimentação do trecho que conecta o aeroporto à futura ponte sobre o Rio Caí, que substituirá a histórica Ponte do Raposo.


Trajeto via Tunas Altas (35,6 km): Apresenta como vantagens um percurso menor e a possibilidade de impulsionar a comunidade local, que conta com mais de cem famílias e 600 hectares de produção agrícola. Além disso, a região possui atrativos turísticos que podem ser explorados.


Trajeto via Tunas Baixas/Bem-te-vi (37,5 km): Os defensores desta opção destacam que boa parte da terraplenagem já está concluída, o que poderia reduzir os custos e o tempo da obra. O trajeto também aproveita um maior trecho de estrada já existente em direção a Gramado.


O estudo irá detalhar as condições de cada alternativa, permitindo ao Estado optar pela solução mais eficiente e viável.


RS-476: integração regional e turismo


Além do acesso ao aeroporto, a licitação contempla o estudo para pavimentação da RS-476, que liga Canela a Jaquirana, passando por Lajeado Grande, em São Francisco de Paula. Com 65 quilômetros de extensão, essa estrada é vista como estratégica para a integração regional, facilitando o escoamento da produção agropecuária e fortalecendo o turismo em toda a Serra Gaúcha.


Embora previsto no edital anterior, o estudo para a RS-476 também foi impactado pelo insucesso da primeira licitação. Agora, o governo espera que o novo processo garanta a contratação de ambas as análises.


A concretização da ligação rodoviária entre o aeroporto de Vila Oliva e a Região das Hortênsias promete transformar a mobilidade na Serra Gaúcha, conectando os principais polos turísticos e econômicos da região. No entanto, o caminho até o início das obras ainda envolve desafios técnicos e burocráticos.


Com o EVTEA, o governo estadual pretende pavimentar as bases para superar essas dificuldades e garantir que o projeto saia do papel, atendendo às expectativas de moradores, empreendedores e turistas que circulam pela região.