Turismo
09/04/2021 21:00

Entidades representativas, como Abrasel Hortênsias, Associação dos Parques (APASG) e Agência Visão, emitiram uma nota comemorando as novas medidas de flexibilização anunciadas hoje, dia 09, pelo governador do Estado, Eduardo Leite. As medidas permitem a abertura dos parques com 25% da capacidade (parques que sejam abertos, e que tenham o selo de turismo responsável) e os restaurantes de funcionarem nos dias de semana até às 23h, e nos finais de semana, para almoço, até às 16h.

Apesar de ser pouco para nossa região, uma vez que o maior movimento de turistas acontece aos sábados e domingos, as entidades consideraram um avanço, mas reconhecem que é preciso continuar trabalhando para conseguir a liberação dos restaurantes também nos finais de semana à noite.

Segue abaixo a nota na íntegra:

"Depois de um período intenso de argumentos e números apresentados ao comitê de crise do Estado, fomos ouvidos pelo governador. É uma vitória construída com várias mãos e como representantes de diversas associações e entidades dos setores prejudicados pela situação de fechamento do comércio e serviços, recebemos as novas liberações do Governo do Estado com muito otimismo.

O Governo ouviu e entendeu as demandas e pleitos dos setores nesta semana, com a apresentação de números da região. Nos ajudou com as novas flexibilizações, mas certamente a atividade
ainda não acabou, pois temos que continuar trabalhando para a liberação também do período noturno em finais de semana e feriados.

Mas com toda a limitação que tínhamos até então, um atendimento presencial no final de semana, mesmo somente no almoço e durante todas as noites nos dias de semana, já é um ganho considerável para nossos negócios. Além disso, para que o turismo de modo geral possa funcionar de forma eficiente, precisamos que parques, restaurantes, hotéis e comércio estejam todos abertos juntos.

Sendo assim, o Estado ter liberado os parques e atrações, mesmo que com capacidade reduzida, mostra que o Governo entendeu nossos pleitos e que vêm ouvindo as entidades de classe com as peculiaridades que cada região tem, por isso estamos cada vez mais confiantes de que nos próximos dias teremos flexibilizações ainda maiores. Agora cabe a nós que cada um faça a sua parte, entenda e valorize o que conquistamos até aqui e continuemos o trabalho com todos os cuidados sanitários", finalizou a nota, assinada pelo presidente da Abrasel Hortênsias, Felipe Andreis; presidente da Agência Visão, Rodrigo Pazetto; presidente da APASG, Manoela da Costa; e pelo líder empresarial, Fernando Monteiro.