Turismo
12/02/2021 17:26

Uma comitiva do Governo do Estado esteve nesta quinta-feira,  dia 11, em visita ao Parque do Caracol e Secretaria Municipal de Turismo, dando continuidade ao processo que concede à iniciativa privada a responsabilidade pelos serviços de visitação e de exploração comercial do principal ponto turístico de Canela e uma das mais belas paisagens naturais do país. Esta é a segundo visita técnica que o Parque recebe.

Até o momento, não são conhecidos os detalhes do projeto e quais as contrapartidas para Canela, que terá que abrir mão de um patrimônio histórico, turístico e ambiental. Sabe-se que faz parte do acordo que o RS e outros 5 estados brasileiros assinaram com o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) para privatização de parques estaduais.

No Rio Grande do Sul, estão incluídos, além do Caracol, os parques estaduais Delta do Jacuí, Tainhas, Turvo e Jardim Botânico de Porto Alegre. O parque, hoje, é administrado pela Prefeitura de Canela, que ficou responsável por investimentos, melhorias e administra 80% da receita. Toda e qualquer ação no Parque deve passar, necessariamente, pela burocracia do Governo do Estado, que leva 20% da receita bruta, que gira em torno de R$ 1 milhão ao ano.

Em agosto de 2020, Estado e Município renovaram seu acordo por dois anos, podendo ser renovado por mais 12 meses, porém, foi adicionada uma cláusula que possibilita a revogação da cessão do parque, pois o Governo do Estado já pensava em concessão à iniciativa privada.

Fonte: Portal da Folha