Turismo
12/11/2021 18:51

Em seu aniversário de 22 anos, o Gramado, Canela Convention & Visitors Bureau Região das Hortênsias apresenta números expressivos. Durante este período, estima-se que a entidade realizou 800 apoios e captações de eventos, trazendo cerca de 675 mil turistas de negócios para as cidades da Região das Hortênsias - Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Picada Café e São Francisco de Paula. O incremento na economia local é de aproximadamente R$ 590 milhões. 


O Convention prospecta congressos, feiras de negócios, simpósios, seminários, eventos corporativos, sociais, esportivos, culturais, viagens de incentivo, com promotores de todo o país. O objetivo é que realizem seus eventos em nossa região, aproveitando as excelentes opções de fornecedores locais para atender as necessidades de eventos dos mais variados portes. Além disso, a região possui grande potencial para o turismo de lazer, que pode ser agregado aos participantes de eventos e seus acompanhantes. Outro aspecto importante do turismo de eventos é o fato do turista retornar depois, com a família, para os locais que mais lhe agradaram.


A entidade manteve-se ativa, mesmo durante a pandemia, direcionando seus esforços para a manutenção do calendário de eventos através da campanha “remarque, não cancele!”, mobilização junto a prefeituras e governo do estado sugerindo, por exemplo, a ampliação das capacidades e simplificação das liberações de autorizações, realização do evento-teste para testagem dos protocolos sanitários vigentes em setembro/2020. Com isso, foram realizados 22 eventos entre janeiro e outubro e mais 8 estão previstos até dezembro de deste ano. 


Além disso, foram elaborados e-books com os diferenciais competitivos das cidades para receber eventos, e as empresas foram incentivadas a aderirem aos Selos de Turismo Responsável do Ministério do Turismo e aos selos municipais, com o objetivo de referenciar a região como um destino seguro. 


“Nós somos responsáveis por 85% da captação de eventos do Rio Grande do Sul e 20% das captações de todo o Brasil, o que nos torna referência neste segmento”, reforça Luciano Gonçalves, gerente executivo da entidade, com base no último Senso da Unedestinos - União Nacional dos CVBs e Entidades de Destinos, em 2018.