Companhias aéreas retomam venda de passagens para o aeroporto de Porto Alegre, com voos a partir de outubro
TurismoA Azul, Gol e Latam reabriram suas vendas de passagens para o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, após a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) definir, nesta sexta-feira (9), os horários de operação de cada companhia. Essa medida era necessária para que as empresas pudessem retomar a comercialização de bilhetes.
Fechado para reparos em decorrência dos danos causados pela enchente de maio, o aeroporto tem a reabertura programada para o dia 21 de outubro. O governo federal vinha pressionando as companhias aéreas a anteciparem as vendas para o mês de agosto, com o objetivo de capitalizar o período de alta demanda para as férias e o final do ano.
Inicialmente, a Gol havia limitado suas vendas a voos a partir de 2 de dezembro. No entanto, a empresa anunciou que seus canais de venda já estão sendo atualizados e que, a partir de 21 de outubro, oferecerá 20 voos diários, com a expectativa de aumentar esse número gradualmente.
Entre as empresas que voltarão a operar no Salgado Filho, a Azul terá a maior quantidade de voos, com 60 operações diárias planejadas. A companhia retomará as conexões com cidades como Campinas (SP), Curitiba (PR), Belo Horizonte (Confins-MG), São Paulo (Congonhas e Guarulhos) e Rio de Janeiro (Galeão), além de voos regionais para Santa Maria, Santo Ângelo, Pelotas e Uruguaiana. A maior parte desses voos será realizada com aviões A320, que comportam até 174 passageiros. André Mercadante, diretor de Aliança e Planejamento da Azul, destacou que a empresa ofertará mais de 57 mil assentos semanais, equivalente a 78% da capacidade anterior à enchente.
Com o retorno das operações em Porto Alegre, a Azul encerrará sua atividade temporária na base aérea de Canoas, utilizada desde 1º de junho. Os passageiros que já haviam comprado passagens para voos em Canoas a partir de 21 de outubro serão transferidos para os voos da Azul no Salgado Filho.