Aeroporto Salgado Filho reabrirá em 21 de outubro com pista reduzida após obras e testes da FAB

Aeroporto Salgado Filho reabrirá em 21 de outubro com pista reduzida após obras e testes da FAB
Turismo

Se a Fraport não encontrar imprevistos, o Aeroporto Salgado Filho reabrirá em 21 de outubro, ainda que com uma pista reduzida. A data já foi informada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da Aeronáutica.

As obras de recuperação da pista, entretanto, serão concluídas antes disso. Assim que os trabalhos terminarem, o Decea será acionado para realizar os testes no aeroporto.

Conforme a Fraport, a Aeronáutica já assumiu o compromisso de iniciar as avaliações necessárias assim que for chamada. Um dos testes envolve o sobrevoo de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), pertencente ao Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv). Essa aeronave irá inspecionar e aferir os equipamentos que auxiliam a navegação aérea no Salgado Filho.

A Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) informou que a venda de bilhetes será iniciada após a vistoria e liberação da pista pela Agência Nacional de Aviação Civil. Contudo, com a definição da data de reabertura, o governo federal está tentando convencer as companhias aéreas a antecipar as vendas.

Desde 13 de julho, o asfalto danificado pela enchente está sendo removido, e na área de circulação de aeronaves, já é possível ver o novo pavimento sendo aplicado. O aeroporto está fechado para pousos e decolagens há 87 dias. Em 15 de julho, a Fraport retomou os embarques e desembarques no Salgado Filho, mas os voos continuam operando a partir da Base Aérea de Canoas.