Aeroporto Salgado Filho reabre em outubro com voos para SP e RJ e passagens começam a ser vendidas na próxima semana

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, está em fase de preparação para a reabertura parcial de sua pista, prevista para 21 de outubro. A Fraport, administradora do aeroporto, está coordenando as obras de recuperação, necessárias após os danos causados pelas chuvas de maio deste ano.
Inicialmente, serão liberados 1700 metros da pista, permitindo a operação de voos provenientes de São Paulo, Rio de Janeiro e, possivelmente, Florianópolis e Curitiba. No entanto, voos para destinos mais distantes serão possíveis apenas quando a extensão total da pista for liberada.
As operações na pista reaberta ocorrerão entre 10h e 22h. Em dias de neblina, o funcionamento será suspenso devido à ausência de equipamentos específicos para operar nessas condições meteorológicas.
A pista contará com seis posições para aeronaves e uma posição de espera, otimizando a eficiência e a agilidade das operações.
A previsão é de que a capacidade total do aeroporto seja retomada em 16 de dezembro, quando também serão iniciados os voos internacionais. As vendas de passagens para os novos voos devem começar até a próxima semana.
A Latam já anunciou que terá 30 voos até novembro, aumentando para 52 em janeiro. A Azul planeja operar 15 voos até novembro, com um aumento para 30 voos a partir de julho de 2025.
Essa reabertura gradual é um passo importante para a retomada completa das operações do Aeroporto Salgado Filho, assegurando mais opções de transporte e facilitando o acesso a Porto Alegre e ao Rio Grande do Sul.