Turismo
23/09/2024 23:17

O aeroporto de Canela foi reaberto pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) após a suspensão das operações durante a troca de gestão, que ainda está em processo de transição do Departamento Aeroportuário do Estado (DAP) para a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). A paralisação havia ocorrido devido a preocupações com a segurança, já que o local estava passando por obras e havia uma falta de pessoal no terminal. Em Torres, a situação permanece indefinida, aguardando liberação da Anac para retomar suas atividades.

Embora ambos os aeroportos não contem com voos comerciais, continuando a atender exclusivamente a aviação privada, a Secretaria de Logística e Transportes (Selt) informou que um ofício já foi enviado solicitando a reabertura do aeroporto de Torres, que pode ser autorizado em breve.

O processo de transição começou no início de setembro, e a previsão é que seja finalizado até janeiro do próximo ano. A Infraero, que assumirá a administração completa dos terminais, está seguindo as determinações estabelecidas pelas portarias nº 422 e 423 do Ministério de Portos e Aeroportos. Até que essa transferência seja finalizada, o DAP ainda é o responsável pela operação dos aeroportos.

A Anac, por sua vez, segue acompanhando o processo para garantir que as normas de segurança sejam cumpridas, mantendo o foco em um serviço seguro e eficiente.

No início do mês, o Diário Oficial da União (DOU) publicou a previsão de que a Infraero assumiria o controle dos terminais em até 15 dias. No entanto, após a saída das equipes ligadas ao DAP, que gerenciavam o funcionamento, segurança e manutenção dos terminais, a Infraero ainda não havia designado novos profissionais. Isso, somado à presença de materiais de obras nas áreas operacionais, resultou na suspensão temporária por motivos de segurança.

A Infraero reafirmou seu compromisso em agilizar o processo e garantir que a administração dos aeroportos de Canela e Torres seja assumida completamente o quanto antes.