Turismo
27/11/2024 14:04

O Aeroporto de Canela, no Rio Grande do Sul, volta a ser tema de discussões sobre o potencial de sua operação regular por companhias aéreas. Após a Infraero assumir a administração dos aeroportos de Canela e Torres em setembro deste ano, investimentos foram realizados para preparar as infraestruturas. 

As obras de melhorias na infraestrutura do Aeroporto de Canela iniciaram no último 29 de outubro e a previsão de finalização era para esta quinta-feira, dia 28 de novembro. Porém, a liberação do Aeroporto para iniciar as operações ainda depende de trâmites de segurança.

A Infraero investiu em melhorias no Aeroporto de Canela, incluindo adequações na pista de pouso e decolagem, pistas de táxi, pátio de aeronaves, equipamentos de auxílio à navegação e cercas de proteção. No entanto, diferentemente de Torres, que já conta com um terminal de passageiros, Canela ainda não possui uma estrutura definitiva. O governo estadual prevê a instalação de um terminal provisório para atender a demanda inicial, caso as operações sejam retomadas.

A ativação do Aeroporto de Canela depende, além da infraestrutura, do interesse efetivo das companhias aéreas em iniciar operações no local. Apesar do potencial turístico da região, a falta de confirmação de voos regulares por parte das empresas evidencia desafios ainda presentes, como a viabilidade econômica e logística.

Com o apoio da Infraero e do governo estadual, o Aeroporto de Canela pode se tornar um importante hub para a Serra Gaúcha. Contudo, para que isso aconteça, é necessário que as companhias aéreas transformem o atual interesse em ações concretas.

O Aeroporto de Canela poderá receber aeronaves como o Cessna Grand Caravan, com capacidade para até nove passageiros, e o ATR-72, que transporta até 72 pessoas. Esses ajustes visam atender à crescente procura turística na Serra Gaúcha, especialmente em períodos de alta temporada. No entanto, o interesse das principais companhias aéreas ainda enfrenta entraves.

Azul: Observando o mercado, mas sem previsões

A Azul Linhas Aéreas, que já operou em Canela, suspendeu suas atividades no local em junho devido ao fechamento temporário do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, principal conexão para a região. A empresa informou que avalia constantemente possibilidades de expansão de sua malha, mas destacou não ter previsão de retomar operações em Canela ou iniciar voos para o Aeroporto de Torres.

"Como empresa competitiva, estamos sempre atentos ao mercado e avaliando novas oportunidades. Contudo, no momento, não há planos concretos para esses destinos", afirmou a Azul ao portal Panrotas.

Gol: Estratégia em avaliação

A Gol também demonstrou interesse em oferecer mais opções de voos para os passageiros gaúchos, mas revelou que, no momento, não há uma previsão definida para operar em Canela ou Torres. A companhia declarou estar "avaliando oportunidades" de ampliar sua malha na região Sul, mas os planos dependem da consolidação de demandas locais.

 Aeroporto De Canela Atrai Olhares, Mas Ainda Enfrenta Dúvidas Sobre Voos Regulares

Latam: Parceria com Voepass pode ser caminho

A Latam informou que uma possível operação no Aeroporto de Canela poderia ocorrer por meio de uma parceria com a Voepass, mas destacou que, até o momento, não há nada em negociação concreta. A empresa segue sem previsão para iniciar voos regulares no local.