Turismo
02/09/2020 00:05

O 33° Sonho de Natal de Canela, que ocorre de 22 de outubro a 10 de janeiro de 2021, promete emocionar trazendo mensagens de união e esperança na retomada do turismo. O evento foi reinventado pela Secretaria de Turismo e Cultura de Canela com a adoção de protocolos sanitários específicos para garantir a segurança dos espectadores. 

Com o tema “A Fábrica de Sonhos”, o evento foi lançado, de forma virtual, nesta quarta-feira, 2, pelos canais Canela Paixão Natural no Youtube e no Facebook. O conceito e os estudos para viabilização dos protocolos de saúde foram apresentados pelo secretário de Turismo, Ângelo Sanches, e pelo diretor artístico do Sonho, Elias da Rosa.

PRIORIZAR A SAÚDE

O secretário de Turismo e Cultura, Ângelo Sanches, destaca que a cidade prepara o 33º Sonho de Natal fazendo o seu melhor dentro das condições impostas. Com medidas de prevenção e combate ao coronavírus, os estudos foram baseados nas orientações emitidas por órgãos de saúde. 

Sanches observa que 2020 é um ano atípico e que os protocolos sanitários foram apresentados ao Comitê de Operações em Emergência de Canela e para a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

“É preciso ter coragem de reinventar-se! O cenário da Catedral de Pedra será o palco a céu aberto para que o Papai Noel possa descer todas as noites e transmitir sua mensagem de paz e esperança a todos nós. Tudo o que faremos foi pensado primeiro nas pessoas. Nós sabemos que a pandemia veio para nos ensinar que as relações e valores humanos devem fazer parte de todos os nossos princípios. O momento de priorizar a vida e a saúde”, garante.

NA CATEDRAL

Já o diretor Elias da Rosa, explica que os espetáculos ficarão concentrados em frente à Catedral de Pedra em função do amplo espaço que permite diversas maneiras de manter o distanciamento. Conforme Elias, quatro alternativas são estudadas para evitar aglomerações: sinalização no chão, cadeiras alocadas com distanciamento, plataformas para grupos familiares ou drive-in. “São estudos de viabilidade. Não sabemos como estará o cenário da pandemia. É muito dinâmico, mas estamos preparados. Nossa preocupação primordial é com a saúde”, enfatiza.

Segundo o diretor, o público será inserido no conceito lúdico da Fábrica de Sonhos. “Uma fábrica possui engrenagens. Todos faremos parte do mecanismo que faz a Fábrica de Sonhos funcionar. Uma das ideias é fazer a demarcação do solo com o formato das engrenagens”, explica.

ATRAÇÕES

Entre as atrações que prometem brilhar no 33º Sonho de Natal, estão a decoração temática e o espetáculo Fábrica de Sonhos, que vai aliar projeções mapeadas, música, narrações e artes visuais com a descida do Papai Noel da torre da emblemática Catedral de Pedra, além das Paradas de Natal, que serão realizadas pelos parques de Canela. 

Para valorizar os talentos locais, o 33° Sonho de Natal deve promover lives com o Papai Noel. Nas lives natalinas, que seguem os mesmos moldes das realizadas na Temporada de Inverno, artistas e espetáculos que fizeram sucesso em Canela serão apresentados pelo Bom Velhinho. Outra atração prevista é o projeto Árvores do Sonho. Comerciantes e entidades serão convidados a decorar pinheiros natalinos na avenida Júlio de Castilhos. Toda a programação permanece inteiramente gratuita ao público.