Politica
02/03/2021 12:44

O vice-prefeito de Canela, Gilberto Cezar, declarou que é a favor dos municipios da região das Hortênsias formarem um consórcio para comprar a vacina contra o Covid-19. Segubdo Gilberto, a dose da vacina Sputnik custa cerca de 11 dólares e para imunizar toda a população de Gramado e Canela, o investimento seria de R$ 4 milhões.

"Caxias do Sul já está negociando a compra direta, falando com fornecedores que estimam que o custo seja de 11 dólares por dose do Sputnik.Então, para imunizar Canela e Gramado inteiras, precisaremos em torno de 4 milhões de reais. Muito viável. Só na Páscoa de 2020, as cidades tiveram prejuízo de mais de R$ 200 milhões. Vale muito mais a pena comprar vacinas que negócios fechados e hospitais colapsados ​​por meses", disse Gilberto.

Para o vice-prefeito, é preciso vacinar de 70% a 85% da população para a retomada da normalidade. "Os Estados Unidos estimam cobrir 75% da população em 8 meses. No Brasil, se mantivermos o ritmo dos primeiros 42 dias será necessário mais de 2 anos para que 75% da população receba ao menos uma primeira dose. É preciso uma ação conjunta de estados, municípios e iniciativa privada para acelerarmos o ritmo de imunização no Brasil", pontuou.

"Depois da decisão do STF, muitas prefeituras, como a de Caxias do Sul, já estão formalizando consórcios. Na sexta-feira, sugeri a criação de um consórcio das Hortênsias. Tenho contatos que podem ajudar a organizar essa pauta", finalizou Gilberto Cezar.