Vereadores afirmam que Gramado não está sabendo cuidar de sua marca e não pode continuar no amadorismo
PoliticaO vereador Rodrigo Paim (MDB) utilizou a tribuna da Câmara de Gramado, na primeira sessão ordinária do ano de 2024, para criticar a divulgação de números inflados, feita pela Prefeitura de Gramado.
Paim citou a matéria publicada aqui no portal Caíque Marquez, intitulada “Imprensa oficial insiste em divulgar números de visitantes em Gramado que não refletem a realidade“.
“O jornalista Caíque Marquez foi muito coerente com sua matéria, criticando a divulgação feita pela Prefeitura, de que este ano o número de turistas bateu todos os recordes. Sabemos que isso não é verdade. Tenho conversado com muitos empresários dos ramos gastronômico, hoteleiro, dos parques e todos são unânimes em afirmar que o movimento desta temporada está fraquíssimo. Tem muito empreendimento que está fechando as portas. Se não repensarmos os próximos quatro anos, não sabemos o que será de Gramado”, pontuou Paim.
Renan Sartori disse que em sua concepção a última temporada de Natal é a pior dos últimos anos. “Gramado depende quase exclusivamente do turismo. Precisamos repensar o turismo e os eventos. Precisamos parar de trabalhar no achismo, que é o que vivemos atualmente. Por exemplo esses números dizendo que Gramado teve o maior número de visitantes este ano, se baseando em dados dos pedágios. Sabemos que esses números não são precisos. Não podemos continuar no amadorismo. Precisamos criar um banco de dados sólido e não ficar apresentando números duvidosos. Estamos perdendo nossa essência. O que Gramado quer ser? Que público estamos buscando? Infelizmente não sabemos. A cidade não soube cuidar da sua marca. Não existe um posicionamento bem definido e essa é a receita da falta de sucesso. Estamos vivendo um cenário nunca visto antes, de hotéis e restaurantes vazios. Precisamos assumir os erros, parar de dar desculpas e fazer algo para mudar essa realidade “, afirmou Sartori.
O vereador Celso Fioreze também afirmou que a divulgação por parte da GramadoTur, de que o último Natal Luz foi um dos melhores da história, não reflete a realidade. “Não é o que vemos na hotelaria e na gastronomia. Todos os setores tiveram decréscimo. Mas já passamos por outras crises, e não será esta que vai abalar Gramado”, frisou.
O vereador Professor Daniel defendeu que os espetáculos de Natal devem ser realizados pela iniciativa privada. “Precisamos deixar a a iniciativa privada fazer o Natal Luz. É preciso haver mudanças. Os eventos estão com problemas. Ainda há tempo de repensar os eventos de Gramado”, disse Daniel.