Gramado foi classificada na mesma categoria que cidades com mais de 200 mil habitantes

Politica
15/05/2020 22:01

O partido Republicanos de Gramado, presidido por Elizete Colle, enviou ofício ao governador Eduardo Leite, pedindo a reclassificação do município, que está na cor laranja, considerada de médio risco de contaminação do Covid-19, para a cor amarela, de baixo risco.

A presidente Elizete Colle e a secretária do partido, Letícia Panta Alves, fizeram uma live com o deputado estadual, Sérgio Peres (Republicanos), que ficou de intermediar a ação junto ao governador. A deputada estadual, Fran Somensi (Republicanos), não pôde participar da Live, mas também está solidária à causa e vai ajudar a conseguir junto a governo do Estado a mudança da classificação de Gramado.

Diante do estudo apresentado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, a cidade de Gramado ficou classificada na zona laranja. Foram utilizadas para tal os critérios de quantidade de leitos, número da população e número de infectados. Nesse sentido, cabe ressaltar que o município está fechado desde o dia 20 de março, adotando todos os protocolos de segurança indicados pela OMS (Organização mundial da Saúde) e Ministério da Saúde para cada setor e os índices de contaminação tem se mostrado baixíssimos. Até o dia de hoje tivemos 4 casos importados, 2 curados e 2 em isolamento social”, explica a presidente do partido no ofício. 

Importante salientar que nossa estrutura hospitalar foi equipada e ampliada, possuindo hoje 32 respiradores, ou seja, quase três vezes a média nacional. Em um comparativo prático estamos classificados com cidades como Passo Fundo, que possui mais de 200 casos confirmados e com uma estrutura hospitalar a menor do que a nossa”, pondera Elizete.

“Acreditamos que Gramado possa ter sido colocada na zona laranja em função da atividade turística, todavia, salientamos, que estamos operando com no máximo 15% da nossa capacidade, o que definitivamente diminui a possibilidade de disseminação do vírus. Outro ponto a ser levado em consideração é a massiva adesão da população às medidas de isolamento social e ao uso de EPIs (equipamentos de proteção individual)”, afirma o ofício enviado ao governador.

“Portanto, em nome do Republicanos de Gramado, solicitamos uma revisão do zoneamento em que fomos enquadrados, uma vez que os critérios são ponderados, e, portanto, o turismo, neste momento não pode ser usado como parâmetro. Acreditamos estar alinhados, em função dos dados acima expostos e da proximidade geográfica e demográfica com o zoneamento amarelo que se encontram as cidades vizinhas de Três Coroas, Igrejinha e São Francisco de Paula. Tal revisão é vital para uma retomada gradual e segura da economia, uma vez que nossa cidade depende exclusivamente do turismo e vem de encontro com o bem da população gramadense e a preservação da vida”, finaliza a presidente do Republicanos de Gramado.