Politica
03/05/2021 20:41

O presidente da Câmara de Gramado, vereador Professor Daniel, afirmou hoje, dia 03, durante a votação de projetos de Lei da Prefeitura, relacionados à Secretaria de Obras, comandada por Rafael Ronsoni, que teme os "superpoderes" que estão sendo concedidos ao secretário.

"Pode ver que todos os projetos que estão gerando discussões aqui são relacionados à Secretaria de Obras. A autorização para conceder subsídios aos agricultores
para transporte de insumos, serviços de máquinas agrícolas e pesadas
 da Secretaria de Agricultura, que também está sob o comando do Rafael Ronsoni. Agora querem passar a serraria municipal para o controle da Secretaria de Obras, sendo que ela funciona muito bem atualmente, estando atrelada à Secretaria de Meio Ambiente. Temo por esse super poder do secretário Ronsoni, que está sendo investigado por conceder material público em troca de votos. Vamos deixar isso bem claro", disparou o Professor Daniel.

O vereador lembrou ainda que a serraria já teve apontamento do Ministério Público por antigamente ter sido ligada à Assistência Social. "Na antiga gestão do prefeito Nestor, a serraria foi transferida para o Meio Ambiente, para atender exigência do MP. Não havia controle das madeiras que saíam da serraria. Hoje esse controle existe com o Meio Ambiente. A Prefeirura precisa enviar um novo projeto especificando como será esse controle, se passar para a Secretaria de Obras", frisou Daniel.

Apesar da discussão, o artigo do projeto de lei que altera parte da estrutura
administrativa da Prefeitura,  incluindo a transferência da 
serraria municipal para a Secretaria de Obras, acabou não sendo retirado da matéria para ser votado separadamente. Somente os três vereadores do MDB votaram contra. O presidente da Câmara só votaria se houvesse empate.

Entre as mudanças com a aprovação do projeto de lei que altera parte da estrutura da administração, está a da competência da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais, que passa a coordenar politicamente o governo; e a conduzir o relacionamento do governo com a Câmara de
Vereadores, partidos políticos e entidades da sociedade civil.