Gramado terá quatro candidatos na corrida pela Prefeitura

Gramado terá quatro candidatos na corrida pela Prefeitura
Política

Gramado se prepara para um acirrado pleito municipal neste ano, com quatro candidatos confirmados na corrida pela Prefeitura. Nestor Tissot (Progressistas) busca a reeleição, enfrentando Renan Sartori (MDB), Coronel Eduardo Carvalho (PL) e Júlio Dorneles (PT). As campanhas prometem debates intensos, refletindo a diversidade política dos candidatos nessas eleições.

Nestor Tissot, atual prefeito e candidato pelos Progressistas, destaca suas realizações durante o mandato. "Trabalhamos arduamente para trazer melhorias significativas em infraestrutura e esse ano estamos com um desafio ainda maior de reconstruir diversos pontos da cidade, em decorrência das chuvas de maio. Nossa cidade tem se destacado nacionalmente e queremos continuar esse trabalho," afirmou Tissot. Com 3 mil filiados, os Progressistas são o maior partido de Gramado, o que confere a Tissot uma base sólida de apoio.

Renan Sartori, candidato pelo MDB, busca renovar a confiança dos eleitores. "O MDB sempre esteve presente na história de Gramado, mas precisamos nos reinventar. Queremos resgatar a proximidade com a comunidade e implementar políticas inclusivas e sustentáveis. Gramado pode muito mais," declarou Sartori. Embora o MDB seja o segundo maior partido, com significativa perda de filiados nos últimos anos, Sartori acredita que a revitalização é possível.

Coronel Eduardo Carvalho, pelo PL, é a novidade deste pleito. "Nossa proposta é trazer um novo olhar para a gestão eficiente dos recursos municipais, impulsionar o desenvolvimento do turismo com inovação, tecnologia e parcerias. Gramado merece uma administração transparente e inovadora," afirmou Carvalho. Apesar de ser o mais desconhecido dos candidatos e representar um partido novo, Carvalho aposta no apoio do maior líder do seu partido , o ex-presidente Bolsonaro. Além disso, ele afirma que a renovação e a segurança são os pilares de sua campanha.

Júlio Dorneles, candidato pelo PT, se posiciona como uma alternativa de esquerda. "Queremos uma Gramado mais justa, onde todos tenham voz e vez. A participação popular será a marca de nossa gestão," disse Dorneles. Com apenas 170 filiados na cidade, o PT enfrenta o desafio de crescer e consolidar sua base.

A eleição em Gramado reflete a dinâmica de forças políticas tradicionais e emergentes. Os Progressistas, com a maior base de filiados, representam a continuidade e a estabilidade, enquanto o MDB aposta num candidato jovem, que se coloca como opção de renovação. A candidatura de Coronel Eduardo Carvalho pelo PL introduz uma nova variável, apelando para a diversidade da matriz econômica e a gestão de direita. Já o PT, com uma base menor, tenta se firmar como uma voz alternativa, apostando no discurso da justiça social e participação cidadã.

A trajetória de cada candidato até a eleição será crucial. Tissot conta com a vantagem da máquina administrativa e um partido forte, mas enfrentará o desafio de convencer os eleitores de que a continuidade é a melhor escolha. Sartori precisará reconectar o MDB com a comunidade, revertendo a tendência de perda de filiados. Carvalho, por sua vez, terá que superar a falta de reconhecimento, apresentando propostas concretas e viáveis. Dorneles precisará mobilizar sua base limitada, buscando expandir a influência do PT em um cenário tradicionalmente dominado por partidos maiores e conservadores.

As próximas semanas serão decisivas, com debates, campanhas, que iniciam no próximo dia 16, e estratégias que definirão o futuro de Gramado.