Politica
20/04/2024 12:37

O ex-vice-prefeito de Gramado, empresário e advogado Evandro Moschem (MDB), conversou com o blog sobre a situação econômica da cidade e seu futuro político. Afastado da política desde 2020, ele disse que está acompanhado com muita preocupação, como empresário, como ex-vice prefeito, a situação econômica de Gramado. Além disso, Evandro faz uma análise do cenário municipal para as próximas eleições, incluindo uma possível aliança entre o MDB e o PL.

"Que as lideranças do MDB e do PL em Gramado tem proximidade, isso não é novidade, prova, que na eleição de 2022, boa parte do MDB apoiou os candidatos a governador e presidente do PL e, diga-se de passagem, lideranças emedebistas históricas. O que une as siglas, segundo algumas lideranças dos dois partidos, é a defesa de uma visão de desenvolvimento econômico renovada para a cidade. As pautas de valores defendidas pelos setores mais conservadores da sociedade, bem como o desejo de dar mais protagonismo ao empresariado de Gramado e menos ao poder público", opinou Evandro.

Para ele, como esse ano o tema é eleição municipal,  a dobradinha de Porto Alegre pode se repetir em Gramado, com nomes do PL sendo sondados, entre eles o do coronel Eduardo Carvalho, Iria de Souza Pinto, Claudio Scherer e um empresário, cujo nome não foi revelado. Já no MDB, a lembrança forte é dos três vereadores e do próprio Evandro Moschem.

"Muitas pessoas me procuraram, perguntando sobre o próximo pleito municipal, afinal é natural, apresentei uma alternativa na eleição passada, mas entendo que mesmo nossos projetos precisam ser revistos e melhorados, pois hoje o mundo muda muito rápido. Tenho respondido a todos que me procuraram, que o nome é o que menos importa. Gramado precisa de um choque de futuro responsável, com preservação da nossa essência, mas também com os olhos e os pés no futuro. Precisamos ter esse plano primeiro e depois pensar em um nome para capitanear esse time. Tenho responsabilidade com Gramado, comecei empreender com 17 anos, advoguei muito jovem, fui vereador, vice-prefeito, empresário, dando dezenas de empregos", pontuou Evandro Moschem.

"Estamos enfrentando dificuldades no setor privado e, de forma muito perceptível, falta de gestão da coisa pública,  no que tange a inovação, tecnologia, comunicação, ações aliadas ao turismo, diversificação de matriz econômica, cuidado na saúde e educação. Não é porque o orçamento de Gramado é bom que o dinheiro pode ser gasto de qualquer jeito, nem tão pouco, só o poder público lucrar e a população pagar altos impostos e não ter o retorno desejado. Com o orçamento que a cidade tem, tínhamos que ter excelência em transporte público, escolas. Um plano de habitação social já tinha que estar em andamento. Enfim, vejo um inchaço da máquina pública e serviços públicos a desejar. Contem comigo para escrever este pensamento para nossa cidade. Projetos novos e novos caminhos para todos nós", finalizou Evandro.