Politica
02/10/2021 20:08

Na tarde deste sábado, dia 02, o prefeito de Canela e presidente da Amserra, Constantino Orsolin, juntamente com as cidades que compõem a Associação dos Municípios da Encosta Superior Nordeste (Amesne) e também a chamada Macrorregião da Serra, participaram de uma reunião virtual extraordinária, para avalizar as sugestões do Comitê Técnico da entidade para tornar mais flexíveis algumas medidas anunciadas pelo Governo do Estado, no decreto Nº 56.120, publicado na noite de sexta-feira, 01.

Por unanimidade, as mudanças foram aprovadas pelos membros participantes. Com isso, os municípios publicarão seus decretos próprios na segunda-feira, 04, com as devidas alterações em seus protocolos de saúde. 

O presidente da Amesne e prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin, salientou, contudo, que todas as cidades possuem a autonomia e permissão de deixarem seus protocolos mais rígidos, se assim desejarem.

Entre as principais alterações nos protocolos regionais em comparação com as apresentadas pelo Governo do Estado, está: a extinção da proibição de consumo de alimentos e bebidas nos pátios dos postos de combustíveis; o distanciamento de somente 1 metro entre as pessoas em Feiras e nos salões de beleza e de 2 metros em shows; aumento do número de pessoas permitidas por mesa nos estabelecimentos alimentícios; extinção da exigência de passaporte vacinal para acesso a determinados estabelecimentos; entre outras.

Orsolin acompanhou a reunião do seu gabinete na Prefeitura de Canela e esteve acompanhado do secretário de governo Marcelo Savi.