Politica
18/11/2019 20:58

O secretário de Administração de Gramado, Júlio Dorneles, esteve na sessão de hoje, dia 18, da Câmara Municipal, atendendo chamado dos vereadores, com o objetivo de prestar esclarecimentos sobre questões da Prefeitura.

O clima ficou tenso no final da participação do secretário, quando ele foi questionado sobre a folha de pagamento dos servidores e dos cargos comissionados, bem como sobre a compra de medicamentos para a farmácia Municipal.

Os vereadores da oposição pressionaram Dorneles sobre a falta de medicamentos que ocorre na farmácia e sobre as promessas de campanha de que os salários dos CCs seriam reduzidos. Eles também questionaram o secretário sobre o percentual de 48% que atualmente a folha dos servidores ocupa no total do Orçamento do Município.

Júlio Dorneles se exaltou ao afirmar que não foi ele que concedeu os reajustes de salário e sim o ex-prefeito Nestor Tissot. “Os salários são altos atualmente por culpa do ex-prefeito. Não fui eu e nem o prefeito Fedoca que reajustamos os salários. O ex-prefeito deixou de fazer a licitação para compra de medicamentos no final do seu governo, em 2016. Isso foi um crime. Ele não tinha nem dotação orçamentária para isso”, disparou Dorneles.

O presidente da Câmara, Rafael Ronsoni, rebateu no mesmo tom, afirmando que “o atual governo não cumpre as promessas de campanha e a atual administração quer vender imóveis por falta de competência”. Em seguida Ronsoni encerrou a participação do secretário, sem permitir que ele fizesse suas considerações finais.

O líder do governo, Professor Daniel, e o vereador Everton Michaelsen, protestaram contra a atitude do presidente. “Todos os secretários que vieram aqui puderam fazer suas consideração finais. É uma questão de delicadeza e educação”, disse Daniel.

Ronsoni afirmou que o regimento interno da Casa não permite que o secretário fizesse suas considerações finais. “Os demais secretários tiveram essa oportunidade porque foram cordiais com os vereadores. E isso não aconteceu hoje”, finalizou a discussão Ronsoni.

Everton Michaelsen disse ao presidente que ele fala muito em regimento, mas sempre extrapola o tempo regimental em seus pronunciamentos. Por fim, Dorneles não pôde fazer suas considerações finais e se retirou do Plenário.

O vereador Ubiratã Oliveira utilizou a tribuna logo após a saída de Dorneles e reafirmou o que disse ao secretário sobre a compra de medicamentos. “Temos informações de que a Prefeitura está comprando remédios baratos, que não fazem bem às pessoas”, denunciou.

A informação de Ubiratã foi negada por Dorneles, que garantiu que isso não acontece e que todos os medicamentos adquiridos são de qualidade, provenientes de laboratórios de procedência.

O vereador Luia Barbacovi lamentou que o secretário Dorneles só falou no que aconteceu no passado. “Não interessa o passado. Quem está na administração atual tem responsabilidade de fazer, independente do passado”, pontuou Luia.