Politica
15/10/2021 16:16

O deputado estadual, Sérgio Turra, do Progressistas, apresentou na manhã de ontem (14), o projeto de lei protocolado na Assembleia Legislativa que torna a Festa da Colônia de Gramado patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul. A assinatura simbólica ocorreu na sala da Secretaria da Agricultura montada junto à 30º Festa da Colônia, evento que encerra no domingo (17).

“Esse projeto de lei é a valorização do trabalho das famílias do interior, pois impulsiona a legalização das agroindústrias familiares e a permanência dos jovens no meio rural, algo amplamente defendido pela Prefeitura de Gramado. Após a aprovação, pretendemos conquistar ainda mais o reconhecimento estadual e nacional da nossa festa que resgata as origens e a cultura”, afirmou o prefeito Nestor Tissot.

O deputado justifica sua proposição. “A Festa da Colônia de Gramado é um prato cheio para quem gosta da culinária colonial italiana, alemã e portuguesa. Até hoje os colonizadores são lembrados através da preservação das tradições e dos costumes. Uma das principais marcas está na gastronomia. Os produtos e as receitas são o patrimônio cultural dessa região. E é na Festa da Colônia que elas ganham ainda mais destaque”, disse.