Policia
15/09/2021 19:56

A Polícia Civil prendeu em flagrante nesta terça-feira, dia 14, quatro integrantes de facção criminosa que busca espaço no narcotráfico em Gramado e atua em assaltos na Região das Hortênsias.

Em poder dos suspeitos (três homens e uma mulher) foram apreendidas drogas (maconha, LSD e ecstasy), balança de precisão, anotações de contabilidade do tráfico dentro de uma bíblia, smartphones, farta munição de diversos calibres, bem como um revólver, calibre 38, com numeração raspada, e uma submetralhadora artesanal, calibre 40, de alto poder lesivo.

A ação, ocorrida no Bairro Carniel, em Gramado, em imóvel localizado às margens da rodovia, desenvolveu-se no âmbito das investigações do roubo praticado a Fábrica de Chocolates Planalto, localizada no mesmo bairro, ocasião em que dois homens armados renderam quatro funcionárias e roubaram valores em dinheiro.

Conforme a Polícia Civil, o local era usado como base operacional do grupo criminoso, servindo para depósito de drogas, armas, bem como para receber e esconder criminosos da referida organização criminosa, envolvidos no narcotráfico, execuções e roubos, contando com segurança realizada por integrantes da facção.

Conforme o Delegado Gustavo Celiberto Barcellos, titular da DP Gramado, o imóvel se localiza em ponto estratégico, as margens da rodovia, com fundos para área de mata extensa e quase na divisa entre as cidades de Gramado e Canela.

Ainda conforme o delegado, apurou-se o envolvimento dos suspeitos presos no assalto. No entanto, a Polícia Civil não detalha a conduta de cada um para não prejudicar as investigações, que prosseguem.

O delegado ainda enalteceu a eficiência, empenho e capacidade técnica dos Policiais Civis, que conseguiram prender os criminosos, um deles com uma das armas na cintura, sem efetuar um disparo, em ação complexa e que exigia alto preparo operacional. Ainda ressaltou a pronta resposta dada ao grave crime, que gerou repercussão na sociedade, salientando que os crimes de maior gravidade têm sido esclarecidos pela Polícia Civil com  presteza e eficiência.

Por fim, salientou a integração com  Delegacia de Polícia de Canela e com a Brigada Militar/1BPAT, com troca de informações desde a ocorrência do roubo, o que foi muito importante ao sucesso da ação.

O Delegado Regional, Heliomar Athaydes Franco, titular da 2 DPRI, com sede em Gramado, destacou a eficácia do trabalho de investigação e operacional, demonstrando o preparo do efetivo da região, bem como salientou as ações repressivas realizadas pela Polícia Civil contra as organizações criminosas Região, o que tem sido fundamental na prevenção de crimes graves e manutenção dos índices de criminalidade em níveis baixos.

Após os trâmites legais, os suspeitos foram recolhidos ao sistema prisional.