Policia
11/09/2020 16:32

Durante a tarde e noite de ontem, dia 10, a Polícia Civil desenvolveu a última etapa da Operação Véio, que resultou no cumprimento de oito mandados de prisão preventiva contra integrantes de facção criminosa que atua no narcotráfico em Gramado.

Quatro suspeitos já estavam recolhidos ao sistema prisional e tiveram nova prisão decretada e comunicada às casas prisionais, reforçando-se a segregação cautelar.

Dentre estes, encontra-se uma das principais gerentes do tráfico de drogas na Região, responsável por diversos pontos de tráfico na cidade, a qual está presa junto a uma penitenciária feminina em Porto Alegre. 

A investigação demonstrou que mesmo tendo sido recentemente presa, a suspeita continuava gerenciando as ações do grupo criminoso de dentro da prisão, cujas atividades de distribuição de drogas e cobranças de valores de traficantes do varejo eram coordenadas e executadas em Gramado, pessoalmente, pelo seu pai, preso em flagrante pela Polícia Civil no dia 05 de agosto deste ano com relevante quantidade de drogas. 

Os outros três alvos com mandado de prisão preventiva cumprido ontem, que já estavam recolhidos, haviam sido presos em flagrante ao longo das investigações por tráfico de drogas, com os quais foram apreendidos entorpecentes e objetos relacionados à atividade criminosa.

Os demais investigados foram presos em Gramado (três), nos bairros Três Pinheiros e Piratini; e na cidade de Parobé,  os quais atuavam na venda de drogas e/ou auxiliavam o grupo criminoso desarticulado com outras atividades, tais como obtenção de celulares/smartphones para que os traficantes usassem no comércio de drogas,  com instalação de dispositivos ou programas para apagar remotamente dados de aparelhos celulares/smartphones apreendidos pela Polícia, objetivando prejudicar as investigações realizadas pela Polícia Civil.

A investigação, que durou mais de dois meses, e o desencadeamento da operação ontem, são de responsabilidade e foram executadas pela Delegacia de Polícia de Gramado, com apoio da Delegacia de Polícia de Parobé na prisão do alvo que estava naquela cidade.

O Delegado de Polícia Gustavo Celiberto Barcellos, titular da DP Gramado, ressalta que o objetivo da Polícia Civil é a produção de provas robustas, que não só resultem na prisão de criminosos, mas fundamentam a manutenção da prisão destes. Neste sentido, fundamentais as investigações realizadas pela Polícia Civil, como a que resultou na operação de ontem, na qual produzido vasto acervo probatório evidenciando o envolvimento dos suspeitos presos no tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas. 

Mais do que números, o que importa é que aqueles que sejam presos, efetivamente fiquem presos pelo tempo adequado. Ressalta-se, ainda, a presteza e a sensibilidade do Ministério Público e do Poder Judiciário de Gramado,  comprometidos com a sociedade, o que é fundamental para que se tenha êxito na repressão qualificada ao crime.