Policia
01/04/2021 14:47

Nesta quinta-feira (01), o 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º BPAT), recebeu efetivo para reforçar o policiamento nos municípios de Canela e Gramado, durante o feriado de Páscoa. 

Como já havia sido anunciado aos empresários durante reunião entre diversas associações empresariais, Prefeitura e Brigada Militar, o governo do Estado enviou policiais de outras cidades para reforçar na fiscalização e impedir que empresas descumpram o decreto e abram suas portas nesta sexta-feira santa e no domingo, uma vez que o governador Eduardo Leite permitiu a abertura do comércio no sábado.

Porém, a informação oficial divulgada foi a de que já é costumeiro na região da área de atuação do Batalhão Turístico, o comando da Brigada Militar, em eventos e feriados, enviar efetivo para auxiliar as ações e manter a tranquilidade e segurança, tanto dos visitantes como da comunidade local.

Entretanto, é bem estranho o envio de forças policiais para reforçar a segurança num feriadão que não terá, nem de longe, o movimento de anos anteriores, quando Canela e Gramado ficavam lotadas de turistas durante o feriado da Páscoa, sendo necessário o reforço para evitar a ação de bandidos que quisessem se aproveitar do intenso movimento para praticar delitos. Não é o caso neste ano e nem foi o caso no ano passado, quando não houve reforço policial, devido ao comércio ter estado todo fechado na Páscoa de 2020.

O Major André Lima da Silva, comandante do 1º BPAT, destacou a importância do efetivo de reforço. “Já é de praxe o Batalhão receber Policiais Militares para reforçar o policiamento no feriado da Páscoa, que costuma ser bastante movimentado. Esse ano, mesmo com a pandemia, o movimento pode ser considerável, até por que a atividade de turismo está restrita, mas não proibida, visto que hotéis e pousadas podem receber hóspedes, sob as condições estabelecidas pelo governo. Além disso a BM, de acordo com o decreto estadual, tem o dever de apoiar as prefeituras e garantir a integridade dos profissionais da fiscalização que estão cumprindo a política sanitária em vigor. Cabe ressaltar que outras regiões do estado também terão aporte de efetivo em apoio”, frisou.

Os municípios de São Francisco de Paula e Nova Petrópolis, que comumente também recebem reforço nessa época, serão reforçados com o efetivo do próprio BPAT, aos moldes do que ocorreu nos feriados de Natal e Ano Novo.