Operação Marias conta com 461 policiais em todo o Estado

Policia
05/03/2020 13:13

A Polícia Civil deflagrou a Operação Marias, com o objetivo de combater a violência doméstica. Ao todo, são cumpridos 61 mandados em todo o Estado, durante o dia de hoje, dia 5. Canela está entre as cidades da Serra Gaúcha em que a operação acontece, por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), juntamente com Caxias e Bento Gonçalves.

A operação no Estado conta com 461 policiais civis, em 151 viaturas, e está sendo desencadeada inclusive nos municípios onde não há Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam). O mês foi escolhido para a ação em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

De acordo com a polícia,  outra etapa da ação será a verificação de mais de 300 medidas protetivas. Neste caso, o objetivo é conversar com as vítimas e saber se as ordens judiciais, que podem, por exemplo, proibir a aproximação do agressor, estão sendo efetivamente cumpridas. Ao longo do dia também estão sendo conferidas 198 informações sobre possíveis casos de crimes que estariam sendo cometidos contra mulheres no Estado.

A ação tem como objetivo o enfrentamento à violenta realidade local. Somente em janeiro de 2020, a cada oito minutos uma mulher foi vítima de violência no RS, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-RS).

São crimes como ameaças, agressões, estupro e até feminicídios. Os autores, na maioria dos delitos, são parceiros com quem elas mantêm relacionamentos.