Policia
20/02/2021 00:11

No final da tarde, seguindo toda a noite desta sexta-feira (19), a Brigada Militar realizou uma operação em continuação à repressão, ao tráfico de drogas e apreensão de armas em Canela, contra organizações criminosas, em resposta aos homicídios que aconteceram nas últimas semanas.

É importante registrar o trabalho realizado pela Brigada Militar em Canela em 50 dias do ano de 2021, com grande número de prisões por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e grande apreensão de entorpecentes. 

Para que a comunidade tenha ideia, somente em 2021 já ocorreram 34 prisões por tráfico de drogas, comparando com todo o ano de 2020 foram 75. Foram apreendidos 17,3kg de maconha (quase 3 vezes mais que todo ano de 2020), 609 gramas de cocaína, 415 gramas de crack (3 vezes mais que todo o ano de 2020), 328 comprimidos de ecstasy e 169 pontos de LSD.

Ainda nove prisões por porte ilegal de arma de fogo e 15 armas retiradas das ruas, sendo que todo o ano de 2020 foram 27 prisões e 24 armas.

Importante destacar que nas questões dos homicídios, em janeiro o menor apreendido depois de balear três homens (dois faleceram e um sobreviveu) no Bairro Eugênio Ferreira, já havia sido detido pela Brigada Militar dias antes do crime, com drogas e arma, porém foi liberado na sequência. Em outro caso, após duas de homicídio (sexta e sábado, no Bairro Tiririca, em um bar e em uma barbearia respectivamente) e um roubo de veículo, as guarnições da BM prenderam em Três Coroas a dupla (um deles com dois antecedentes por homicídios), recuperando o carro roubado e apreendendo uma arma. Ainda na sequência apreendido um menor com participação nas propriedades de homicídios. Os três se estudam em liberdade.

OPERAÇÃO


Planejada durante uma semana, uma ação com conta o efetivo da Força Tática (FT) do 1º BPAT, do Batalhão de Choque e do Batalhão de Aviação da BM, de Caxias do Sul, e do setor de inteligência da BM. 

A apresentação do efectivo, no início dos trabalhos, contou com a presença do novo comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra - (CRPO Serra), com sede em Caxias do Sul, Coronel Alexandre Brite da Silva, e do Major Márcio Borba Fernandes , respondendo pelo comando do 1º BPAT. 

A operação foi comandada pelo Capitão Ubirajara da Rocha Dill se concentraram nos principais pontos de tráfico e onde aconteceram como investidas das associações criminosas, seja por disputa de comercialização de entorpecentes, como onde ocorreram os homicídios e como as últimas semanas.

Foram abordadas em 12 bares, barreiras policiais e saturação nos bairros, sendo abordadas 156 pessoas e 73 veículos. Ainda seis pontos de tráfico fiscalizados, um preso por apropriação indébita de um celular, além de um preso por porte ilegal de arma de fogo.

PRISÃO POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO

Por volta das 19h, no Bairro Santa Marta, um homem que empunhava um revólver ao perceber a presença dos Policiais Militares dispensou a arma e saiu correndo para um matagal. Após ser alcançado, o indivíduo ainda tentou reagir contra a guarnição. Foi verificado que o revólver, calibre 32, municiado com cinco cartuchos intactos, estava com a numeração raspada. 

O autor de 25 anos, com antecedentes por posses de entorpecentes e furtos e vários roubos, foi preso em flagrante e encaminhado ao sistema prisional.

O Capitão Dill destaca a atuação e a importância da operação: “Desde o início do ano de 2021, estamos atuando buscando frear o tráfico de drogas e o posse ilegal de armas de fogo, o que propicia como ocorrências de vulto, como o homicídio. Os números demonstram o empenho e o comprometimento do efetivo local e outros, como a Inteligência e o FT do 1º BPAT. O crime não deve prosperar, para isso existem e não descansaremos enquanto tiver um criminoso que tente mudar a sensação de segurança que nossa comunidade almeja e espera. Nessa noite atuamos em conjunto com os demais seguimentos da BM (Choque - Força Tática - Setor de Inteligência - Batalhão Aéreo), o que demonstra que o Comando da Brigada Militar está sensível conforme nossas necessidades, enfatizando que funcionamento desse porte obrigar continuar nos próximos dias", disse.