Na região ações acontecem em Gramado, Canela, Três Coroas e Igrejinha

Policia
31/08/2020 14:23

Brigada Militar realiza hoje, dia 31, em todo o Estado, a Operação Marias, alusiva ao Agosto Lilás, mês de combate e enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, em razão da sanção da Lei nº 11.340, de 07 de agosto de 2006, conhecida como Lei Maria da Penha.

Na região do 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1ºBPAT), a ação acontece nos municípios onde já ocorre a atuação da Patrulha Maria da Penha: Gramado, Canela, Três Coroas e Igrejinha.

A Operação Marias tem por objetivo o fortalecimento das ações de fiscalização das medidas protetivas de urgência pelas Patrulhas Maria da Penha, incluindo prisões por constatação de descumprimentos das medidas protetivas de urgência contribuindo para a redução dos indicadores de violência doméstica e familiar contra a mulher no Estado do Rio Grande do Sul, especialmente, em tempos de pandemia.

O Major André Lima da Silva, comandante do 1º BPAT, avaliou a ação e o trabalho que já vem sendo desenvolvido na Unidade. “O Batalhão está trabalhando para a redução das ocorrências nas quais as mulheres são vitimadas, em consonância as diretrizes da Brigada Militar e do Governo do Estado. Frisamos que desde o final do mês de abril quando implementamos as Patrulhas Maria da Penha nos municípios supracitados, já realizamos 134 atendimentos e acompanhamos 44 mulheres”, disse.

Durante a ação, ainda estão sendo distribuídos, pelos Policiais Militares, alimentos, bem como itens de higiene e agasalhos às vítimas de violência doméstica atendidas pelas Patrulhas Maria da Penha e que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica.