Geral
19/05/2020 19:44

O secretário de Saúde de Gramado, João Teixeira, entrou em contato com o blog para esclarecer as informações confusas sobre os boletins epidemiológicos, que traziam informações desencontradas e não mostravam claramente os casos confirmados de Covid-19 no município.

Segundo João Teixeira, a forma de divulgar as informações foram mudadas hoje, dia 15, para que a população entenda com mais clareza os dados. “Realmente os boletins eram confusos, pois traziam informações separadas sobre os casos importados, diferenciando os testes particulares dos da rede pública. Agora mudamos isso. Não interessa mais se os testes são da rede pública ou privada, bem como se os casos positivos são importados ou de moradores”, disse Teixeira.

O secretário confirmou que Gramado havia registrado nove casos, mas disse que hoje só existem dois casos positivos, que estão em isolamento domiciliar.

Sobre como é feito o controle das pessoas que estão em isolamento domiciliar, João Teixeira disse que depende da consciência de cada um. “Não temos como colocar um segurança na porta. A pessoa que está com a doença tem que ser consciente e ficar em isolamento, bem como proteger os seus familiares”, pontuou.

João Teixeira disse ainda que estão sendo investigadas as informações prestadas pela empresa Rio Verde, de que os trabalhadores trazidos não estavam contaminados e que pegaram o coronavírus em Gramado. “Estamos investigando isso. Pois agora a empresa está passando as informações corretas. Antes não estavam”, disse o secretário.

Sobre os testes para detectar o Covid-19 na população, Teixeira disse que só fazem o teste nas pessoas que tiveram contato com quem foi testado positivo ou em casos de internação hospitalar. “Não temos nenhum paciente internado no hospital. Mas estão sendo feitos mais testes do que antes, naqueles que tiveram contato com os casos positivos”, finalizou João Teixeira.