Geral
15/10/2020 08:17

O secretário de Esportes de Gramado, Jacó Schaumllöffel, afirmou que a ação de alguns jogadores de futsal colocou dezenas de gramadenses em risco. Segundo ele, atletas integrantes de equipes participantes do Municipal de Futsal de Terceira Divisão, que teve a final disputada dia 9 de outubro no ginásio Perinão em Gramado, entraram em quadra para as disputas mesmo com atestado médico e em isolamento social, por suspeita de estarem infectados pelo Coronavírus. Eles entraram em quarentena, por determinação médica e, mesmo assim, participaram das disputas.

A Secretaria de Esporte e Lazer diz que cumpriu com os protocolos sanitários e plano de contingência e repudia a atitude que colocou em perigo, além dos atletas e árbitros, os funcionários da Prefeitura que organizaram e trabalharam na competição.

"Atitudes como estas colocam a perder todo o nosso esforço para a retomada do esporte em Gramado. Montamos um protocolo sério para a retomada com controle de acesso aos espaços, medição de temperatura, isolamento das arquibancadas e uma série de iniciativas para evitar aglomerações. Tudo isso vai por água abaixo, infelizmente", destaca o secretário de Esporte e Lazer de Gramado Jacó Schaumloeffel.

O pedido é para que atletas que disputaram a competição e pessoas de suas relações que tiverem sintomas gripais, que procurem atendimento na Tenda Covid, que funciona diariamente das 7h à meia noite, junto ao Posto de Saúde do Centro.

Em função deste caso e denúncias recebidas, a Vigilância Sanitária não atendeu o pedido da Secretaria de Esportes para rever a decisão de paralisar as atividades esportivas na cidade.

Vigilância suspende atividades esportivas em Gramado

Mesmo antes da confirmação do caso, a Vigilância Sanitária de Gramado suspendeu por 30 dias todas as atividades esportivas em Gramado. Segundo comunicado, "a Vigilância Sanitária Municipal determina a suspensão temporária de TODOS os eventos esportivos (carteado, bocha, bilhar, futebol e afins) e atividades escolares esportivas no território do município de Gramado". 

Segundo o comunicado da Vigilância Sanitária, a medida visa prevenir e mitigar os riscos de contágio à população e entrou em vigor a partir do dia 9 de outubro.