Geral
25/05/2020 12:22

O Projeto Aquece Gramado 2020, lançado no dia 14 de maio, arrecadou até esta segunda-feira, dia 25, cerca de uma tonelada de roupas. Conforme a Secretaria da Cidadania e Assistência Social, entre os itens mais solicitados estão cobertores, fraldas, aquecedores, fogão a lenha e roupas de frio para bebês e crianças.

O Projeto Aquece Gramado 2020, organizado por meio da Defesa Civil e da Secretaria da Assistência e Cidadania Social de Gramado, tem como objetivo a melhoria das condições de vida dos grupos em vulnerabilidade socioeconômica.

Necessidade de mais voluntários para auxílio na triagem das doações

Conforme o Secretário da Cidadania e Assistência Social, Ricardo Cazanova, a equipe necessita de um maior número de voluntários para auxiliar no processo de triagem das doações. “Neste ano não é possível fazer o varal solidário como foi feito em outros períodos. Então estamos nos baseando no cadastro que é feito pela internet, para alcançar as peças de roupa para cada família que solicita. É um trabalho bem mais demorado e de difícil operacionalização, que requer muitos voluntários, uma vez que estamos com o contingente da Assistência Social e Defesa Civil nesse momento focado no aporte de alimentação para as pessoas que não tem o que comer”, afirma.

O cadastro de entidades e pessoas que desejam apoiar o projeto pode ser feito através do link: http://twixar.me/QLGn

Cuidados redobrados para disponibilização das peças

Com a pandemia de coronavírus, os cuidados de higienização das roupas são redobrados. Conforme a Secretaria da Cidadania e Assistência Social, diversas medidas são tomadas para que não exista nenhuma forma de contaminação.

Primeiro as roupas ficam de 5 a 7 dias armazenados em local fechado, aguardando a inativação do vírus. Depois, as peças são encaminhadas para uma lavanderia da rede Laghetto Hotéis, parceiros do projeto. “A lavagem e higienização dos agasalhos recebidos é feita pelo Laghetto, que se propôs a nos auxiliar, sem custo para o município, mas com grande valor para as pessoas que recebem as roupas em melhores condições’’, salienta. As pessoas não podem acessar esse espaço, para evitar que as roupas sejam contaminadas com eventuais usuários infectados e que possam disseminar o vírus nas peças já higienizadas”, relata Cazanova.

As doações ainda são selecionadas conforme a demanda no cadastro da internet feito por usuários ou até mesmo com técnicos e profissionais da rede. Assim como na cesta básica, a entrega desses itens é feito diretamente na casa das pessoas que solicitam agasalhos, roupas, cobertores, etc.

Locais de coleta

Prefeitura de Gramado: Avenida das Hortênsias, 2029, Bairro Centro

Secretaria da Agricultura: Rua Josias Martinho, 380, Bairro Moura

Secretaria da Cultura: Rua Leopoldo Rosenfedlt, 818, Bairro Planalto

Secretaria da Educação: Rua São Pedro, 373, Bairro Centro

Secretaria de Esporte e Lazer: Avenida Borges de Medeiros, 3940, Bairro Centro

Secretaria de Obras e Serviços Urbanos: Rua Selfredo Schenkel, 119 – Bairro Moura

Secretaria da Cidadania e Assistência Social: Rua Getúlio Vargas, 484, Bairro Piratini

Subsecretaria de Obras da Várzea Grande: Avenida do Trabalhador, 269 – Bairro Várzea Grande

Outros pontos de arrecadação variam com os apoiadores que vierem a se cadastrar na Campanha.

Beneficiários

Cadastro de entidades e pessoas que desejam receber doações: http://twixar.me/6LGn