Geral
08/09/2021 11:16

Gramado conseguiu reverter o desemprego causado pela pandemia do novo coronavírus. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, o levantamento de dados no mês de julho de 2021 apontou que a cidade apresentou o melhor resultado de admissões dos últimos três anos, com 1,7 mil contratações. Considerando o mesmo período, a relação entre o número de admissões é maior que a de demissões no mercado de trabalho. 

Dos setores que mais abriram vagas de empregos, destaque para o setor de serviços, incluindo hotéis, restaurantes e parques, que representa 69% dos novos empregos, e seguido pela indústria com 16%, as demais estão divididas entre o comércio e outras atividades econômicas. “Estamos caminhando para um ‘novo’ recomeço graças ao trabalho árduo e persistente de nossa população que jamais baixa a cabeça. Eu sempre reforço a importância de nossa gente para o sucesso de nossa Gramado”, disse o prefeito Nestor Tissot.

Outro dado que apresenta evolução é o número de oportunidades novas geradas no mês de julho, foram 710 vagas, sendo o segundo melhor resultado dos últimos três anos. De janeiro a agosto, Gramado registrou a emissão de 641 novos alvarás e 488 certificações de empresa, segundo a Lei de Liberdade Econômica.

A Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais, contabiliza no mesmo período 1.129 novos negócios na cidade.

Sala do Empreendedor

A Sala do Empreendedor de Gramado fica localizada junto à Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais e presta importantes serviços aos empreendedores locais. O espaço auxilia na abertura de novas microempresas individuais (MEI´s), alterações cadastrais, emissão do boleto de contribuição mensal, declaração anual de faturamento, emissão de certidões diversas, auxílio na emissão de nota fiscal eletrônica, consulta de viabilidade, entre outros serviços.

A Administração está trabalhando para firmar uma parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS) - Campus Canela, para ofertar orientação jurídica aos empreendedores. Está sendo concluído o processo de certificação da Sala junto ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas RS e a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ). A Secretaria fica na Av Hortênsias, 2029, junto ao Prédio da Prefeitura Municipal e a Sala do Empreendedor atende das 8h30 às 11h e das 13h30 às 17h.