Geral
13/05/2024 16:45

O número de desalojados e desabrigados em Gramado por decorrência das chuvas chegou a 1.114 neste domingo (12). Conforme a última atualização do Gabinete de Crise, são 872 desalojados, que estão nas casas de familiares e amigos, e 242 desabrigados.

No bairro Piratini, um dos pontos de monitoramento constante, o solo continua cedendo. Um dos acessos principais ao bairro, a rua Henrique Bertolucci, registrou novas movimentações no final de semana, derrubando postes de energia e até casas. Todas as famílias que residem nas áreas vermelhas, consideradas de risco elevado, estão fora de suas residências.

Conforme a prefeitura, os desabrigados estão alocados na Escola Julita Tissot, no Pavilhão da Igreja São José Operário, na Sociedade Moreira e na Sociedade União da Furna, além de outros locais parceiros do município.

Além do Piratini, são pontos de monitoramento constante o bairro Três Pinheiros, o loteamento Orlandi e o Condomínio Alphaville. Ao todo, são 16 os locais com necessidade de evacuação e 142 áreas atendidas pelas secretarias de Meio Ambiente, Planejamento e Governança.

Os pontos da cidade que foram evacuadas até o momento:

Bairro Três Pinheiros

Bairro Piratini: ruas Henrique Bertoluci, Guilherme Dal Ri, Getúlio Vargas e Nelson Dinnebier

Bairro Centro: edifício localizado próximo ao Parque Knorr e Rua Dr. Carlos Nelz

Bairro Bavária: Condomínio Alphaville

Bairro Planalto: edifício localizado na ladeira das Azaleias

Bairro Várzea Grande: loteamento Orlandi e Alto da Viação Férrea

Outras localidades: linhas Quilombo, Serra Grande, Estrada do Moreira, Bonita e Morro Redondo.

Fonte:GZH