IBGE lança novo processo seletivo com 4 vagas para região de Canela sem cobrança de taxa e sem provas

Geral
- Créditos: Divulgação
O IBGE abre nesta quinta-feira, dia 16, inscrições para um novo proesso seletivo com quatro vagas para região de Canela. As oportunidades de emprego temporário são para trabalhar no Censo 2022, nos cargos de agente censitário municipal (ACM) e agente censitário supervisor (ACS).
As inscrições vão até o dia 19/6 e devem ser feitas pelo site https://www.ibge.gov.br/ pss-complementar. Não há pagamento de taxa, nem realização de provas. A seleção será feita por análise de títulos. O requisito mínimo para ambas as funções é ter o ensino médio completo.
O salário para o cargo de agente censitário municipal (ACM), que será o responsável pela coordenação do posto de coleta do Censo em seu município, é de R$ 2,1 mil. Já o vencimento de ACS, que irá supervisionar o trabalho de campo dos recenseadores é de R$ 1,7 mil.
Além do vencimento, o servidor temporário tem direito a auxílio-alimentação, auxílio-transporte, auxílio pré-escola, férias e 13º salário proporcionais, de acordo com a legislação em vigor e o estabelecido no edital. A contratação deverá ocorrer imediatamente após o processo seletivo, no mês de julho. A oportunidade de trabalho tem duração prevista de até cinco meses, podendo haver renovação de acordo com as necessidades do IBGE e a disponibilidade orçamentária.
A seleção
A seleção funciona de maneira semelhante para ACM e ACS. O candidato deverá comprovar se possui ensino médio completo, que vale 5 pontos; ensino superior incompleto (7 pontos) ou ensino superior completo (10 pontos). As titulações não são cumulativas e a pontuação máxima será de dez pontos.
Em caso de igualdade na nota, os critérios de desempate são, nesta ordem, candidato que tiver idade igual ou superior a sessenta anos completos até o último dia de inscrição, candidato que tiver exercido efetivamente a função de jurado e, por fim, o candidato com maior idade. Maiores informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas pelo site: https://www.ibge.gov.br/