Geral
02/06/2021 20:33

Com o envio constante de novas doses da vacina contra o coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Saúde, pretende ampliar a partir de terça-feira (08), a vacinação para novos públicos e faixas etárias. Seguindo o calendário proposto pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde, serão aplicadas doses em caminhoneiros, servidores das forças de segurança e público em geral com idades entre 55 e 59 anos.

Segundo o secretário da Saúde, Jeferson Moschen, a aplicação será em formato drive-thru, das 10 às 16h, sem fechar ao meio-dia, no Expogramado. Para receber a primeira dose da vacina, é preciso apresentar um documento de identificação com foto, CPF, Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) de Gramado ou comprovante de residência. No caso dos caminhoneiros e forças de segurança é necessário comprovar a atividade laboral, através de contracheque, contrato empregatício ou carteira de trabalho.

A vacinação vai ocorrer por ordem de chegada e ocorrendo o término das doses, a Secretaria da Saúde aguardará novas remessas para completar o público-alvo do Ministério da Saúde.

Vacinômetro

De acordo com a nova atualização do Vacinômetro, das 16.683 doses recebidas, entre CoronaVac, Oxford/Astrazeneca e Pfizer, foram aplicadas 14.587. O público-alvo com maior incidência de aplicação são os idosos, com 6.570 da primeira dose e 3.066 de segunda dose. Seguido pelos profissionais da saúde, que incluem forças de segurança e salvamento, com 1.710 doses de primeira aplicação e 1.545 de segunda. Na terceira posição aparecem o público com comorbidades com apenas a primeira dose aplicada, são 1.467.

Já os 56 idosos em instituições de longa permanência foram todos imunizados com a primeira e segunda dose. 15 portadores de necessidades especiais receberam a primeira dose e 7 a segunda. E, por fim, gestantes e puérperas, além de pessoas com deficiências cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC) são 95 que receberam a primeira dose.