Geral
04/03/2021 11:46

A Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância em Saúde, inicia nesta sexta-feira (05), a vacinação de idosos com 77 anos ou mais. Não será necessária a realização de um cadastro prévio. A ampliação é possível graças a chegada de 480 novas doses da vacina. A imunização será feita na Estratégia Saúde da Família (ESF) da Vila Olímpica, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30, e na Unidade Básica de Saúde do bairro Floresta, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h.

Para receber a proteção contra o vírus, é preciso que a pessoa leve um documento de identidade com foto, CPF e o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) ou comprovante de residência. “Diante da pouca procura pela vacina e o fato de recebermos nossas doses ainda nesta quinta-feira optamos por ampliar a imunização. Todos os idosos com 77 anos ou mais podem procurar a ESF da Vila Olímpica e a UBS do bairro Floresta”, disse o secretário Jeferson Moschen.

A Secretaria de Saúde orienta que idosos que testaram positivo para a Covid-19 ou tiveram contato com infectados nos últimos 30 dias deverão aguardar para receber a vacina. Também, pessoas que tiveram sintomas gripais recentemente terão que aguardar 15 dias para ser vacinado. Pacientes que fazem tratamento oncológico ou com imunossupressores devem apresentar prescrição médica no momento da imunização.

As famílias que possuem idosos acamados ou que por alguma condição de saúde estão impossibilitados de sair de casa devem ligar para a unidade de saúde mais próxima e falar com o enfermeiro responsável que fará o cadastro e agendamento da aplicação. Por enquanto, a Secretaria de Saúde autorizou somente a aplicação em idosos que possuem 75 anos ou mais.

Para os idosos que tomar a segunda dose, a aplicação será feita nos dias 11 e 12 de março, das 8h às 14h na Unidade Básica de Saúde do Bairro Floresta.