Executivo e empreendedores do Mato Queimado debatem solução para esgotamento sanitário com a Corsan
GeralNa tarde desta sexta-feira, dia 20, representantes de empreendimentos do bairro Mato Queimado se reuniram com técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e com a equipe de projetos e jurídico da Corsan/AEGEA para falar sobre uma das exigências firmadas no contrato de concessão entre a empresa e o Executivo: a solução para o esgotamento sanitário, visando tratar 90% do esgoto no município até 2033.
Durante o encontro, a Corsan apresentou uma proposta que consiste na parceria entre a companhia de abastecimento, Prefeitura e empreendimentos. Na solução apresentada, a Corsan fica responsável por elaborar os projetos de engenharia, orçamentos e execução das obras para ligação da rede esgoto. Aos empreendimentos, cabe arcar com os custos da infraestrutura do Sistema de Esgotamento Sanitário. Já a Prefeitura se encarrega de garantir o cumprimento do contrato de concessão a partir da parceria entre poder público e privado.
O encontro contou com a presença do promotor de Justiça Max Guazzelli e da secretária do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira. Esta mesma reunião já foi realizada com grupos de empreendedores da Várzea Grande e ainda haverá mais dois encontros com o Setor Oeste (Carazal) e DutraMoura.
Segundo a secretária do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira, a parceria entre Executivo, Corsan e empreendedores vai gerar benefícios para toda comunidade. “A expansão urbanística traz muitos desafios, especialmente no que diz respeito à infraestrutura de saneamento. É fundamental que o sistema de esgotamento sanitário acompanhe o crescimento das áreas urbanas para garantir a saúde pública e a qualidade de vida dos moradores. E é isso que queremos garantir por meio dessa parceria”, afirmou.